Arquitetura

Lisboa é a melhor cidade do mundo quando o assunto é design

HAUS
19/01/2017 11:58
Thumbnail

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (foto) e o Museu Nacional dos Coches, de Mendes da Rocha, foram dois dos pontos que elevaram a cidade à categoria. Foto: Reprodução/Wallpaper | Francisco Nogueira

Lisboa foi eleita a melhor cidade do mundo no quesito design pela revista inglesa Wallpaper, referência mundial em design, arquitetura, arte e moda. A capital portuguesa desbancou São Francisco e Washington, nos Estados Unidos, a chinesa Shenzhen e a austríaca Viena, vencendo o Wallpaper Design Awards 2017, a 13ª edição do prêmio anual. Copenhague, capital da Dinamarca, foi eleita em 2016 e Tóquio, no Japão, em 2015.
E tem dedo brasileiro nesta escolha: o novo edifício do Museu Nacional do Coche, projetado pelo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha em parceria com o arquiteto português Ricardo Bak Gordon e aberto ao público em 2015, foi apontado pela revista como um dos pontos altos para a escolha da cidade – pontos esses que estão transformando Lisboa segundo a publicação, cultural e arquitetonicamente.
Foto: Reprodução/Facebook/Museu do Coche
Foto: Reprodução/Facebook/Museu do Coche
Foto: Reprodução/Facebook/Museu do Coche
Foto: Reprodução/Facebook/Museu do Coche
Além da obra de Rocha, a inauguração do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado por Amanda Leveteno, no ano passado também é destacada pela Wallpaper. Às margens do Rio Tejo, é o novo ícone da capital lusitana. O novo Terminal de Cruzeiros, de João Luís Carrilho da Graça, em construção, que vai duplicar a capacidade do porto e interferir positivamente no potencial turístico, foi outro destaque. Essa capacidade turística, aliás, também aparece com a construção de hotéis de luxo, como o Palácio do Governador e o Memmo Príncipe Real.
Foto: João Contreiras Escola de Fotografia Luz do Deserto/Reprodução/Facebook/MAAT
Foto: João Contreiras Escola de Fotografia Luz do Deserto/Reprodução/Facebook/MAAT
Imagem: Reprodução/
Imagem: Reprodução/
O Wallpaper Design Awards 2017 teve outras dez categorias: melhor residência nova, melhor edifício público, melhor novo hotel, melhor novo restaurante, melhor novo produto de higiene, equipamento do ano para melhorar a vida, melhor design doméstico, designer do ano, melhor coleção de roupas masculinas e melhor coleção de roupas femininas. Veja aqui todos os vencedores.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!