Para 2022

Arquitetura

Litoral de SC vai ganhar novo resort com piscina para surf durante o ano todo

Luan Galani
20/07/2020 19:41
Thumbnail

Imagens: Surfland Brasil/Divulgação

O litoral de Santa Catarina vai receber até o final de 2022 um novo resort e clube com lazer para toda a família, cujo principal destaque será uma piscina construída para a atividade do surf durante o ano todo. Será a Surfland Brasil, em Garopaba, um dos destinos mais procurados do estado catarinense.
A piscina artificial será uma das primeiras do país a ter a tecnologia internacional Wavegarden Cove 2.0, que garante a onda perfeita de até 2 metros de altura a cada 4 segundos durante o ano todo.
Outro destaque do novo empreendimento é o sistema multipropriedade, em que a pessoa se torna dona do imóvel, com escritura pública, e paga apenas pelo tempo que utiliza. "É um imóvel na praia sem preocupações com segurança, manutenção, entre outras dores de cabeça", como afirma em nota a empresa.
O resort também contará com piscinas convencionais, decks molhados, pistas de skate, espaços para escalada, body board e bodysurf, quadras de tênis, beach voley e beach soccer, saunas, salão de beleza, churrasqueira, concierge, entre outros serviços.
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
Desde o conceito inicial, o projeto da Surfland Brasil foi planejado com a premissa de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. Como exemplifica a arquiteta Liege Chiaradia Ferreira, da Ímpar Arquitetura e Meio Ambiente, uma das responsáveis pelo projeto do resort, o princípio norteador foi manter a vegetação existente e ocupar apenas áreas descampadas.
“Ocupamos o terreno a partir da leitura dos aspectos naturais, mantendo todos os maciços de vegetação e buscando a ocupação prioritariamente nas áreas já descampadas, o que resultou em um desenho orgânico e recortado ao projeto urbanístico, respeitando o meio ambiente e também atendendo às questões necessárias à construção”, explica Liege.
Do total do terreno da Surfland, aproximadamente 200 mil m² serão de área preservada, além da inserção do paisagismo de flora nativa que vai incrementar a beleza natural.
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
O projeto arquitetônico das edificações também buscou a integração do ambiente construído à natureza. “A gente não tem um maciço edificado que isola. Ao contrário, nós temos sete unidades baixas, com a iluminação e a ventilação natural permeando entre elas”, conta a profissional.
A obra contará com sistema de construção pré-moldado, pré-industrializado e tecnologias a seco, mais rápido e sustentável, uma vez que torna o canteiro de obras mais limpo, com menor geração de resíduos da construção civil. Os materiais e elementos utilizados também têm características sustentáveis: pisos drenantes e semidrenantes, paredes com baixa manutenção, blocos permeáveis, paredes e coberturas verdes, entre outros.
 Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
A mobilidade urbana foi planejada pra ser isenta de veículos na área interna do resort, uma maneira de proporcionar uma conexão integral das pessoas com a natureza.
Além disso, a Surfland também contará com o uso da energia solar fotovoltaica para geração de energia e placas solares para aquecimento de água e plano de gestão de resíduos internos.
  Imagens: Surfland Brasil/Divulgação
Imagens: Surfland Brasil/Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!