Livro reúne 35 anos de atuação do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi

Com lançamento oficial no dia 07 de maio, coletânea apresenta 17 projetos e mais de 400 imagens do arquiteto que é um dos brasileiros mais publicados da área no exterior

por Luciane Belin*

30/04/2019

compartilhe

Mais de 400 imagens retratando o trabalho desenvolvido pelo arquiteto curitibano Marcos Bertoldi ao longo de 35 anos de carreira. Em seu primeiro livro, editado pela Zeta Editora, ele apresenta 17 projetos arquitetônicos residenciais e uma cronologia que detalha seu estilo e evolução ao longo dos anos.

Apontado pela revista especializada norte-americana Architectural Digest em 2010 como um dos 100 profissionais da área mais promissores do mundo. Graduado na década de 80 e especializado em arquitetura paisagística, Bertoldi é um dos principais nomes da arquitetura nacional na atualidade e um dos brasileiros mais publicados em revistas especializadas no mundo.

>>>> 8 propostas para a estrutura de Notre-Dame destruída pelo fogo

Em seu livro, ele apresenta  projetos nas áreas de arquitetura, interiores e paisagismo. Na cronologia, a obra cita 90 projetos, desde o primeiro realizado pelo escritório: uma concessionária de motos em Ponta Grossa, até os seus projetos mais recentes, ainda em obras ou em desenvolvimento.

Trabalhos menos conhecidos como para as grifes Huis Clos e Reinaldo Lourenço, entre outros, foram recuperados, assim como residências em condomínios fechados e apartamentos residenciais de difícil acesso, com a proposta de revelar a arquitetura curitibana que se esconde atrás dos muros.

Assim, o livro, de acordo com Bertoldi, contribui para a área “abrindo e tornando público todo um conjunto de trabalhos que fica na maior parte do tempo escondido. É um conjunto de obras particulares, privadas, residenciais, que as pessoas naturalmente não têm acesso, então é um descortinamento de toda uma Curitiba contemporânea, moderna, de uma clientela específica que não se molda muito pelos padrões corriqueiros da cidade”, diz.

Estrutura em concreto é preenchida com massas construídas e revestidas com arenito vermelho no projeto de Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná. A concepção dos espaços foi feita para aproveitar ao máximo a paisagem. Fotos: Alessandra Okasaki/Divulgação

Estrutura em concreto é preenchida com massas construídas e revestidas com arenito vermelho no projeto de Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná. A concepção dos espaços foi feita para aproveitar ao máximo a paisagem. Fotos: Alessandra Okasaki/Divulgação

>>>> Batel vai ganhar nova torre comercial de luxo ao lado de casarão histórico

A curadoria e os textos do livro são do arquiteto mestre pela Universidade da Pennsylvania e doutor pela Universidade de Paris Carlos Eduardo Comas e o título tem projeto e diagramação de Julio Mariutti, designer e fundador do Estúdio Lógos.

O lançamento oficial do livro Marcos Bertoldi acontece no próximo dia 07 de maio, das 18h às 21h, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento será aberto ao público e o livro já pode ser adquirido no site da editora por R$ 315. Após o lançamento, estará disponível também nas livrarias.

*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você