Arquitetura

Livro reúne 35 anos de atuação do arquiteto curitibano Marcos Bertoldi

Luciane Belin*
30/04/2019 19:19
Thumbnail
Mais de 400 imagens retratando o trabalho desenvolvido pelo arquiteto curitibano Marcos Bertoldi ao longo de 35 anos de carreira. Em seu primeiro livro, editado pela Zeta Editora, ele apresenta 17 projetos arquitetônicos residenciais e uma cronologia que detalha seu estilo e evolução ao longo dos anos.
Apontado pela revista especializada norte-americana Architectural Digest em 2010 como um dos 100 profissionais da área mais promissores do mundo. Graduado na década de 80 e especializado em arquitetura paisagística, Bertoldi é um dos principais nomes da arquitetura nacional na atualidade e um dos brasileiros mais publicados em revistas especializadas no mundo.
Em seu livro, ele apresenta  projetos nas áreas de arquitetura, interiores e paisagismo. Na cronologia, a obra cita 90 projetos, desde o primeiro realizado pelo escritório: uma concessionária de motos em Ponta Grossa, até os seus projetos mais recentes, ainda em obras ou em desenvolvimento.
Trabalhos menos conhecidos como para as grifes Huis Clos e Reinaldo Lourenço, entre outros, foram recuperados, assim como residências em condomínios fechados e apartamentos residenciais de difícil acesso, com a proposta de revelar a arquitetura curitibana que se esconde atrás dos muros.
Assim, o livro, de acordo com Bertoldi, contribui para a área “abrindo e tornando público todo um conjunto de trabalhos que fica na maior parte do tempo escondido. É um conjunto de obras particulares, privadas, residenciais, que as pessoas naturalmente não têm acesso, então é um descortinamento de toda uma Curitiba contemporânea, moderna, de uma clientela específica que não se molda muito pelos padrões corriqueiros da cidade”, diz.
Estrutura em concreto é preenchida com massas construídas e revestidas com arenito vermelho no projeto de Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná. A concepção dos espaços foi feita para aproveitar ao máximo a paisagem. Fotos: Alessandra Okasaki/Divulgação
Estrutura em concreto é preenchida com massas construídas e revestidas com arenito vermelho no projeto de Marcos Bertoldi no balneário de Atami, em Pontal do Paraná. A concepção dos espaços foi feita para aproveitar ao máximo a paisagem. Fotos: Alessandra Okasaki/Divulgação
A curadoria e os textos do livro são do arquiteto mestre pela Universidade da Pennsylvania e doutor pela Universidade de Paris Carlos Eduardo Comas e o título tem projeto e diagramação de Julio Mariutti, designer e fundador do Estúdio Lógos.
O lançamento oficial do livro Marcos Bertoldi acontece no próximo dia 07 de maio, das 18h às 21h, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento será aberto ao público e o livro já pode ser adquirido no site da editora por R$ 315. Após o lançamento, estará disponível também nas livrarias.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!