Mulheres na arquitetura ganham destaque com prêmios internacionais; conheça nomes

Conheça Liz Diller e Hélène Binet, as duas vencedoras do prêmio Women in Architecture de 2019

Liz Diller e Hélène Binet são as vencedoras do Women in Architecture 2019. Foto: reprodução

por Aléxia Saraiva

29/01/2019

compartilhe

A arquiteta Liz Diller e a fotógrafa de arquitetura Hélène Binet são as grandes vencedoras de 2019 nos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable pela sua contribuição excepcional para a área. As duas premiações fazem parte do prêmio Mulheres na Arquitetura (Women in Architecture Awards), realizado há oito anos pela parceria das revistas especializadas The Architect’s Journal e The Architectural Review.

A HAUS apresenta aqui os trabalhos mais significativos das carreiras das homenageadas, que incluem obras consagradas mundialmente. Confira aqui todas as finalistas da edição 2019.

O High Line Park, em Nova York, é um projeto assinado por Liz Diller e figura nas listas de maiores atrações da cidade. Foto: Shutterstock

>> Projeto capacita mulheres de baixa renda para reformas na própria casa

Liz Diller

Foto: Geordie Wood/reprodução

Elizabeth Diller é sócia do escritório de arquitetura nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro, co-fundado por ela em 1981, e professora da Universidade de Princeton desde a década de 1990. No ano passado, Diller integrou a lista das “100 pessoas mais influentes do ano”, eleita pela revista Time.

O portfólio de Diller tem uma ampla gama de trabalhos: são dela o parque High Line, em Nova York; o museu de arte The Broad, em Los Angeles e o aguardado London Centre for Music. Para a editora da revista The Architect’s Journal, Emily Booth, Diller é uma “potência arquitetônica internacional”.

Novo Centro de Música de Londres é assinado por Diller e promete ditar a nova tendência no design deste tipo de construção. Foto: reprodução

Entre as vencedoras da categoria, estão Odile Decq (2016), as fundadoras da Grafton Architects, Yvonne Farrell e Shelley McNamara (2015) e Zaha Hadid (2014).

Hélène Birot

Hélène Binet. Foto: divulgação

Vendedora da categoria Ada Louise Huxtable, Hélène Binet é escolhida pelo seu trabalho no setor mais amplo, dando uma contribuição significativa à arquitetura e ao ambiente construído. Em uma carreira de quase 30 anos, a fotógrafa suíço-francesa de Londres trabalhou com arquitetos como Daniel Libeskind, Zaha Hadid e Peter Zumthor.

Tate Britain. Foto: Hélène Binet

O trabalho de Binet, que é inteiramente analógico, foi descrito por Libeskind como expondo “as conquistas, a força, o pathos e a fragilidade da arquitetura”. Segundo Botth, a fotografia de Binet influenciou e moldou a forma como se entende a arquitetura.

Heydar Alievcenter Baku. Foto: Hélène Binet

A fotografia de Binet já foi exibida em diversos países, e integra a exposição permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Foto: Hélène Binet

LEIA MAIS

Como tornar cidades mais amigáveis às mulheres? Projeto apresenta soluções que unem segurança e mobilidade

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você