Arquitetura

Luzes para todos os cômodos

Ana Carolina Nery
17/09/2010 03:06
Cada ambiente da casa requer uma iluminação especial, que contribua para o aconchego, tranquilidade, descontração, concentração e eficiência que buscamos em cada um deles. Por isso, do hall – passando pela sala, quartos, banheiro e cozinha – até o escritório, há produtos que melhor se adaptam a tais finalidades, entre diversas opções, de clássicas a modernas. Para a sala, a luz indireta de rebatedores, luminárias de piso (coluna) e abajures é a ideal. Sobre a mesa de jantar, prefira a luz direcionada de um pendente. Confira as dicas:
Muita claridade para a cozinha
A iluminação na cozinha tem a função de auxiliar as atividades do cotidiano. A melhor opção é a luz fria, em calhas e plafons. Para acabamentos em gesso, explore em vários pontos as luminárias embutidas em vidro fosco e acrílico, que não poluem o ambiente. Em casos específicos, os pendentes são bem aceitos, aponta a proprietária da Grey House, Adriana Sypniewski. “São ótimos para as cozinhas com área para refeições rápidas. Podem ser mais estreitos sobre essas bancadas.”
Quartos leves e aconchegantes
Quanto menos informação, mais fácil ter um quarto aconchegante. Nesse caso, o rebatedor é a opção mais indicada, por provocar o efeito de luz indireta. Ilumina bem e não ofusca os olhos. Ao lado de uma poltrona, a coluna regulável é bem-vinda. O mesmo para os abajures sobre móveis ao lado da cama, preferencialmente um pouco abaixo da altura da cabeceira, ou luminária direcionada para leitura. “Pen­­dentes nas laterais da cama otimizam espaço, eliminando a mesa de cabeceira”, diz a arquiteta Anna Paula Amaral, da Duo.
Divertidos
Quartos infantis e de adolescentes, por sua vez, aceitam mais cores vivas e descontração. As luminárias temáticas em diversos materiais, como acrílico e tecido, decoram e alegram o ambiente. Para as meninas, abajures coloridos e lustres deixam o quarto moderno e delicado. Para os meninos, pendentes que remetem aos esportes são os preferidos.
Escritório bem iluminado, sem cansar
As áreas de estudo e trabalho precisam ser bem iluminadas, mas não podem cansar o usuário. Para a iluminação geral do ambiente, utilize plafons e calhas modernas, sem ar comercial. A bancada de atividades pede luminária de mesa ou de chão, direcionada para ela. “As luminárias articuláveis cumprem muito bem o papel nos ambientes de escritório”, afirma a lighting designer Eliana Zielonka, proprietária da Klee.
Pequenos pontos de luz
O ideal é que produtos para banheiro sejam em vidro, por ser uma área que sofre com a ação da umidade. Sobre o espelho, a arandela estilo camarim é uma boa opção para fazer maquiagens ou a barba. A luz é direcionada para o rosto, mas não faz sombra. A arandela de vidro leitoso deixa o ambiente leve e facilita a limpeza. As luminárias embutidas ficam bem dentro do box, nos tetos de gesso. A iluminação pode ser colorida, como azul, para relaxar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!