Arquitetura

Maior conjunto de arquitetura alemã fora da Europa fica em SC e terá projeto de preservação

Luciane Belin*
14/11/2018 20:12
Thumbnail

Foto: Marinelson de Almeida/ Flickr

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, tem 11 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros 221 protegidos nos níveis municipal e estadual. Maior concentração de casas de enxaimel fora da Alemanha, a cidade tem no turismo – principalmente o arquitetônico e o gastronômico – sua principal fonte de renda, mas boa parte das construções que a tornam atrativa vem sofrendo com a ação do tempo e dos cupins.
Para preservar a herança cultural da imigração germânica, a Prefeitura Municipal de Pomerode desenvolveu o Projeto de Requalificação do Patrimônio Cultural da Imigração, em parceria com o Iphan e com a Universidade Regional de Blumenau (FURB). O objetivo é realizar um mapeamento das principais construções que integram a cidade e elaborar um planejamento de restauração que identifique os custos e principais esforços de manutenção e restauro necessários e prioritários.
De acordo com Gladys Dinah Sievert, vice prefeita e secretária de Turismo e Cultura de Pomerode, o primeiro passo do projeto foi formalizar a parceria entre as três entidades e a elaboração de um processo seletivo de cinco estudantes de arquitetura da FURB, que atuarão como estagiários bolsistas para realizar o levantamento e registro fotográfico das edificações.
Foto: Reprodução Flickr
Foto: Reprodução Flickr
Com as inscrições encerradas, os organizadores do edital dentro da Prefeitura agora estão finalizando a seleção, para, em seguida, iniciar as atividades de análise do patrimônio arquitetônico. “A primeira coisa é termos o projeto para saber qual o tipo de intervenção que esses imóveis precisam e quanto vai custar. Como são muitas propriedades, a parceria com o curso de Arquitetura da FURB vai ajudar a fazer esse diagnóstico”, explica.
De acordo com a superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Nizzola, as visitações dos estudantes deve começar no início de 2018. “Eles irão às casas acompanhados por um técnico do Iphan de Pomerode e de uma mestranda que atua na cidade e que trabalha com este tema, além do apoio de uma equipe da prefeitura”.
Foto: Reprodução Flickr
Foto: Reprodução Flickr
Embora seja possível que o relatório aponte residências ainda não qualificadas como patrimônio, estão no radar do projeto algumas das construções já bastante conhecidas na cidade, como é o caso da Casa Arndt, conhecida como Casa da Crista, bem como das casas Siewert, Lümke, Wacholz, Hardt, Wunderwald, do Comércio Weege, do Comércio Haut e do Sítio Tribess.
Tendo em mãos o relatório com este mapeamento, a prefeitura da cidade irá em busca de recursos para tirar o projeto do papel. “Por ser uma das cidades que mais preserva a cultura germânica fora da Alemanha, temos parceria com algumas cidades de lá, cidades coirmãs, na Pomerânia, e vamos fazer contato para tentar ver o que conseguiremos. Outra possibilidade é a lei Rouanet, para buscar o financiamento com algumas empresas ou ainda com órgãos governamentais, mas o primeiro passo é saber de quanto nós estamos falando”, detalha Sievert.
Foto: Reprodução Flickr
Foto: Reprodução Flickr

Enxaimel enquanto ícone cultural

Presente em centenas de construções na cidade catarinense, o enxaimel chegou ao Brasil junto com os imigrantes alemães, no início do século 19. Embora seja marcante no aspecto estético das residências, o enxaimel é na verdade uma técnica construtiva que consiste em elaborar uma estrutura de madeira para dar sustentação à residência e preencher os espaços vazios com tijolos.
Foto: Reprodução Flickr
Foto: Reprodução Flickr
“O maior comprometimento das residências é justamente a parte estrutural do madeiramento. Já que, nesta técnica de construção, as residências são montadas em madeira e encaixadas sem o uso de pregos, e se trata de casas que são centenárias, elas estão apresentando danos de estrutura causados pela umidade, pelo tempo e pelo cupim”, explica a vice-prefeita, detalhando que as casas foram construídas utilizando madeiras comuns na região de Pomerode, como a canela, por exemplo.
Embora não tenha necessariamente nascido na Alemanha, o Enxaimel ou Fachwerk, como é chamado na Alemanha, tem exemplares com cerca de 800 anos, mas se popularizou no país europeu e em seu entorno, tornando-se a principal técnica construtiva da região no século 19. Estima-se que, atualmente, existam cerca de 2 milhões de fachewerkhaus, ou casas de enxaimel, somente na Alemanha.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!