Arquitetura

Maior ponte do mundo resiste até a terremotos e será inaugurada em breve

HAUS
11/10/2018 11:01
Thumbnail

Foto: N509FZ/Wikimedia Commons

Tida como uma das grandes obras de engenharia do mundo, a ponte marítima entre Macau, Hong Kong e Zhuhai, no sul da China, deverá ser inaugurada em breve. Com testes iniciados pelas autoridades locais, a ponte é a maior já construída a nível global para travessia sobre o mar e soma 55 quilômetros de extensão, além de contar com uma estrutura capaz de suportar abalos sísmicos e impactos de grandes embarcações.
Foto: Siyuwj / Wikimedia Commons
Foto: Siyuwj / Wikimedia Commons
Avaliado em cerca de 15,3 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 57,2 bilhões), o projeto engloba a ponte principal (com 29,6 km), acessos a Hong Kong (12 km) e a Zhuhai (13,4 km) e um túnel subaquático de 6,7 Km, instalado a cerca de 40 m abaixo do nível do mar, que fará a ligação entre duas ilhas artificiais, sendo uma junto ao aeroporto de Hong Kong e outra entre Zhuhai e Macau.
Para a construção da ponte, estima-se que foram utilizadas 420 mil toneladas de aço, número correspondente a 60 vezes o necessário para a construção da Torre Eiffel, em Paris. A estrutura da ponte ainda é capaz de resistir a terremotos de magnitude 8 ou ao impacto de um navio cargueiro de 300 mil toneladas.
Foto: N509FZ / Wikimedia Commons
Foto: N509FZ / Wikimedia Commons
A estimativa é a de que 40 mil veículos circulem diariamente pelas seis faixas da ponte (três em cada sentido), que não será aberta a pedestres e ciclistas. O tempo de percurso entre as cidades, que antes era de três a quatro horas, será reduzido para aproximadamente 30 minutos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!