Arquitetura

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

Luan Galani
05/09/2018 20:34
Thumbnail

Crédito: Alex Hanazaki Paisagismo/Divulgação

Dois dos maiores profissionais da arquitetura e paisagismo do mundo assinam a mais nova casa sensação de Curitiba. Não é para menos, já que a mansão tem um bosque de pilares metálicos que faz a estrutura principal flutuar, um jardim de pedras com queda d’água e uma piscina negra que lembra um lago natural no centro da área privativa.
O projeto é do arquiteto paranaense Guilherme Torres, listado pela Coveted Magazine entre os 100 melhores do globo, e o paisagismo é do paulista Alex Hanazaki, que já criou o jardim mais bonito do mundo, segundo a Sociedade Americana de Arquitetos e Paisagistas (Asla). A execução é da Construtora Monreal, e será finalizada nos próximos dias.
A casa tem mais de 1 mil m² e valoriza a vegetação natural da área. “Ecoando a arquitetura, que estruturou um bosque de pilares metálicos inspirado na mata nativa do entorno, o projeto paisagístico  criou uma queda d’água a partir do desnível natural do terreno, com uma sequência de bordas transbordantes”, detalha Hanazaki.
“Redirecionando a topografia, esses desníveis se estendem por contenções para um jardim de pedras. Este percurso culmina no espaço com lounge, fogo de chão e churrasqueira, uma arquitetura que trabalha com ortogonalidade e simetria”, completa o paisagista, que utilizou desde folhagens tropicais até florações de climas temperados na área da casa.
Torres respeitou o terreno e sua vegetação natural com uma sacralidade admirável, trazendo a floresta para dentro de casa através de grandes aberturas em vidro. “A linguagem que quis explorar foi a do terreno. Foi a coisa mais importante. No primeiro dia que fiz a visita ao local e vi o terreno, o projeto veio na minha cabeça. Eu decidi que não poderia tocar, encostar no solo de forma alguma, apenas para fazer o acesso”, confidencia o arquiteto.

Veja algumas fotos da visita que fizemos à obra da casa

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!