Arquitetura

Olaria se reinventa produzindo revestimentos artesanais e 100% paranaenses

Sharon Abdalla
20/06/2017 17:30
Thumbnail
Como forma de resgatar o trabalho artesanal na produção dos acabamentos e valorizar as matérias-primas locais uma olaria paranaense se reinventou e apresenta ao mercado uma nova marca de tijolos cerâmicos, a Santo Barro.
Lançada na Casa Cor Paraná 2017, a primeira linha da marca, batizada de “Terras Paranaenses”, traz peças de diferentes tamanhos e formatos para o revestimento de paredes em três cores distintas, cujos nomes fazem referência a regiões do estado: Pérola do Iguaçu, Terracota do Guartelá e Vulcão Marumbi. As duas primeiras, inclusive, podem ser conferidas nos ambientes Cozinha e Foz do Iguaçu Destino do Mundo da mostra.
Casa Cor 2017.  Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Casa Cor 2017. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Além da nomenclatura das cores, as argilas utilizadas na produção dos tijolos são extraídas de jazidas paranaenses e mantêm as características originais de sua coloração, como explica o arquiteto e desenhista industrial Christian Schönhofen, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos produtos.
“As argilas, que são extraídas de forma sustentável e com todas as licenças, foram escolhidas devido às suas cores. A ideia é valorizar os recursos que temos por perto, como era feito antigamente e como a arquitetura propõe”, acrescenta.

Produção artesanal

Depois de cerca de 30 anos fabricando tijolos para a construção civil, a Cerâmica Tjollo, de São Mateus do Sul, decidiu investir na produção dos revestimentos cerâmicos Santo Barro como forma de se diferenciar no mercado. A empreitada foi levada à frente pelo sócio-diretor da empresa, Antonio Cezar Zampier, mais conhecido como Toninho, que mantém viva a tradição familiar do trabalho com a argila.
“O Toninho, meu tio, faz alguns trabalhos manuais e valoriza essa questão artística, artesanal. Pensando nisso, estamos criando um formato no qual conseguimos valorizar ainda mais a mão de obra manual, que hoje está sendo substituída pela tecnologia”, explica André Roberto dos Santos Zampier, responsável pelo marketing da Santo Barro.
Este trabalho manual está presente desde o processo de seleção e extração das argilas (algumas das quais chegam a ser retiradas sem o auxílio de maquinários como forma de manter sua coloração original) até o corte das peças, que são comercializadas em diferentes tamanhos: 10×10 cm, 10×20 cm, 20×20 cm e 40×20 cm.
“Nossa mão de obra é toda local. Como estamos na fase de lançamento, a marca está contribuindo para a manutenção e recuperação dos empregos da fábrica, que foi afetada pela crise [econômica]. Conforme o negócio começar a girar, a tendência é a de que isso seja impulsionado”, acrescenta André.
A Santo Barro ainda atende projetos sob encomenda e trabalha no desenvolvimento de outras duas novas cores, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. Uma segunda linha, para revestimento de pisos, também está em fase de desenvolvimento.

Serviço

Santo Barro: (41) 98709-9999 / (42) 98816-3026 / www.santobarro.com.br

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!