Simplicidade

Arquitetura

Parte da renovação urbana de Curitiba, prédio destaca materiais brutos e arquitetura leve

Sharon Abdalla
07/08/2020 12:15
Thumbnail

Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

A ousadia é um termo comum às inovações e movimentos que resultam em rupturas ou novos direcionamentos na forma de se fazer e experienciar a vida em todas as suas esferas. E na arquitetura não é diferente. Depois dos grandes mestres modernistas, jovens profissionais têm mostrado que, a partir dela, é possível romper com vícios construtivos e de mercado e se abrir ao novo, dando lugar a projetos que convidam à experimentação e à essência, à personalidade para se construir e morar.
Um exemplo é o Edifício 1232, do escritório Arquea Arquitetos, que completa cinco anos de sua entrega em 2020 representando parte da renovação urbana de Curitiba.
Edifício 1232 traz materiais brutos e desenho limpo. Foto: Leonardo Finotti
Edifício 1232 traz materiais brutos e desenho limpo. Foto: Leonardo Finotti
"Além de bem localizado, ele traz uma arquitetura que rompe com o tradicional da região, formada por casarões mais antigos, gerando um contraste interessante na paisagem", aponta o arquiteto Guilherme de Macedo, idealizador do livro "Prédios de Curitiba", ao justificar a seleção do edifício para compor a publicação.
Segundo ele, durante a pesquisa que resultou na obra, a equipe composta por cerca de 20 pessoas encontrou dificuldade em destacar prédios tidos como de referência construídos após o ano 2000 na cidade, tendo o Edifício 1232 como um dos poucos de seus exemplares. "De forma geral, por muito tempo usou-se materiais industriais que revelavam muito mais o aspecto estético [das construções]. Temos uma 'geração pastilha'. O edifício deles faz uso de materiais simples, como vidro e madeira, sem muita nobreza, mas mostrando que com pouco se consegue fazer muito. É uma arquitetura honesta", completa Macedo.
Outra chancela para o projeto veio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), que em 2016 concedeu ao escritório o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, na categoria Setor Privado, com o projeto do 1232 como um dos destaques.

O projeto

Com um programa de três pavimentos que abrigam quatro apartamentos de um dormitório, o edifício foi implantado em um terreno estreito, localizado na Alameda Augusto Stellfeld. Executado em concreto aparente, o prédio parece flutuar sobre o lote quando visto da rua, uma vez que todo o térreo é livre, possibilitando acesso visual até o jardim interno, nos fundos, e tendo como único elemento construído a escada de acesso aos apartamentos.
Térreo livre permite permeabilidade visual entre o edifício e a rua. Foto: Leonardo Finotti
Térreo livre permite permeabilidade visual entre o edifício e a rua. Foto: Leonardo Finotti
"O que é bonito nele é a leveza da laje, que tornou a estrutura super limpa, clara", destaca o arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, dono da obra, que assina o projeto com os sócios do escritório Bernardo Richter e Pedro Amin Tavares. Isso foi possível pela opção pela laje painel que, além de deixar livre o térreo, eliminou as vigas de borda, contribuindo para o desenho limpo do edifício.
Materiais brutos, sem acabamento, são destaques do edifício. Foto: Leonardo Finotti
Materiais brutos, sem acabamento, são destaques do edifício. Foto: Leonardo Finotti
As grandes esquadrias de vidro que ocupam as fachadas (frente e fundo) também merecem destaque e fazem com que o prédio e a "vida" no interior dele "conversem" com a rua e vice-versa. "Um dos conceitos do prédio é ser permeável, o que acaba deixando a cidade mais segura. Ele é mais gentil com a cidade. É preciso ser ousado para fazer isso, e o Fernando foi", pondera Tavares.
Os brises em madeira "vestem" a estrutura e ajudam a trazer privacidade para as áreas abertas, tanto nas varandas quanto nas circulações internas. Além de garantir ventilação e iluminação naturais, a solução aquece e traz conforto aos espaços. "A circulação aberta não passa aquela sensação de claustrofobia. É como se você abrisse a porta e saísse de casa, de fato", acrescenta Tavares.
Circulação interna garante contato com ambiente externo. Foto: Leonardo Finotti
Circulação interna garante contato com ambiente externo. Foto: Leonardo Finotti

Interiores

Internamente, os apartamentos têm cerca de 50 m² com planta livre, porém com alturas de pé-direito distintas. Todas as divisórias internas são feitas com móveis ou drywall e até o banheiro pode ser removido, caso em algum momento isso seja necessário.
A iluminação em eletrocalha compõe com o teto que destaca a laje bruta. O acabamento das paredes, por sua vez, é feito com pintura na cor branca.
"Esse nível de radicalismo coloca o prédio em outro patamar. Ele não tem nada de mais, é muito simples, barato. Ele é luz e arquitetura, tem essa beleza da ingenuidade. Essa pouca experiência na incorporação propriamente dita ajudou a sermos radicais nas soluções e que o edifício fosse tão diferente para a época", resume Lacerda ao lembrar que o prédio foi construído não para ter suas unidades comercializadas, mas, sim, locadas. Os candidatos a inquilinos, inclusive, são vários, o que faz com que exista uma lista de espera informal para quando vaga uma unidade.
Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
"Se não fosse o Fernando, um arquiteto, o incorporador, [provavelmente] o prédio não teria saído como saiu. Eu já escutei e acredito vendo um pouco da arquitetura de Curitiba que ele mudou o jeito de muita gente pensar os edifícios, abriu a cabeça para se fazer coisas assim", avalia Richter.
O Dsenho, em fase final de obras, incorporado pela Idee e que leva a assinatura do Arquea no projeto arquitetônico, é um exemplo. Guardadas as proporções, ele é considerado como uma evolução do Edifício 1232 pelos arquitetos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!