Arquitetura

Arquitetura

Materiais locais brilham em casa na Bahia cercada pela natureza e com lago privativo

Luan Galani
10/05/2022 18:52
Thumbnail
A natureza intacta e selvagem que circunda a Casa Amanã, como foi apelidada a residência de 550 m², em Barra Grande, na Península de Maraú, na Bahia, é um dos grandes destaques do projeto concebido pelo arquiteto Junior Andrade, da JR Andrade Arquitetura. Ao todo, o terreno conta com 5 mil m² e tem até um lago privativo.
A casa foi projetada para um casal jovem com dois filhos. O objetivo é fazer as crianças se sentirem mais livres e continuar colecionando boas histórias. O projeto foi idealizado em dois módulos. O primeiro, onde fica localizada a casa principal, possui quatro suítes, living, cozinha integrada e uma vista para a piscina com borda infinita, deck e área gourmet. Já o segundo módulo, ao fundo, recebeu três bangalôs, com suítes e SPA privativo.
A construção foi finalizada em 2021 e utilizou muitos materiais locais, principalmente as madeiras cumaru e angelim. Por terem vivido em vários lugares do mundo, o casal registrou muitas fotos e, a pedido deles, as imagens foram emolduradas para completar a decoração.
"O principal conceito do projeto foi adaptar e integrar a casa à natureza. Podemos sentir isso claramente na forma que todo o entorno foi incluído e harmonizado dentro da casa. Vemos isso por meio da abertura das janelas e esquadrias, o que gera a conexão a todo momento com a natureza", explica Andrade.
"A piscina com borda infinita foi posicionada de forma estratégica, pensado novamente na conexão com o entorno, que nesse caso foi o lago da casa. Ou seja, quem está na piscina tem a sensação de estar dentro do lago. A mão de obra local foi outro elemento determinante na nossa proposta, e o uso de madeira foi pensado justamente para trazer esse regionalismo para o projeto", completa o arquiteto.

Veja mais fotos do projeto:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!