Arquitetura

Melhor construção do mundo é uma escola brasileira com projeto de arquitetos curitibanos

Aléxia Saraiva
21/11/2018 12:26
Thumbnail

Foto: Leonardo Finotti | rosenbaum arquitetura | 2017

Depois de terem sido escolhidos como os principais arquitetos emergentes de 2018 pelo Royal Institute of British Architects (RIBA), e terem levado uma coleção de prêmios internacionais ao longo deste ano, os arquitetos Pedro Duschenes e Gustavo Utrabo, do escritório Aleph Zero, foram coroados com o principal prêmio do RIBA: o Riba International Prize 2018. O anúncio foi realizado nesta quarta (21).
O título é um dos principais da área e é concedido ao melhor prédio do mundo segundo a instituição. O projeto responsável pelo feito é a escola e morada infantil da Fundação Bradesco construída na cidade de Formoso do Araguaia (TO), realizada em parceria com Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti

Imersão com crianças: a construção do projeto

A escola tem 540 alunos de 13 a 18 anos e funciona em regime de internato. Aberta há quase 50 anos, ela tem 23.344 m² de área construída. Um dos objetivos dos arquitetos foi construir um ambiente que permitisse um modo de vida mais prático e confortável, facilitando o processo de aprendizagem.
Para isso, foram realizados workshops com os alunos para entender sua relação com a arquitetura. O processo levou cerca de 10 dias. “[O objetivo foi] tentar trazer as crianças pra perto e mostrar que a arquitetura em que elas vão morar não é algo distante. Isso é trazer às crianças a sensação de pertencimento do projeto”, afirma Utrabo.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
Os resultados impactaram do desenho da planta ao material utilizado. Se antes os estudantes eram divididos em dormitórios de 40 alunos, com o novo projeto os quartos passaram a abrigar apenas seis. Foram utilizadas matérias-primas que conversassem com as paisagens do cerrado e que resgatasse as tradições da região, como tijolos de barro confeccionados na própria Fazenda Canuanã e madeira.
Utrabo ressalta a necessidade que o Brasil tem de uma arquitetura menos excludente e mais voltada a projetos sociais. “Só é possível fazer uma realidade melhor se a gente pensar em todos. Ao mesmo tempo em que [a arquitetura] tem esse trabalho quase árduo de criar barreiras, ela propicia a noção da liberdade. Esse tipo de projeto, que tem uma conotação social, é uma maneira de proporcionar momentos de liberdade de convívio em uma relação sadia”, explica.
Fotos: Leonardo Finotti/Gazeta do Povo
Fotos: Leonardo Finotti/Gazeta do Povo

O Riba

Sobre a o resultado do prêmio, o presidente do Riba, Ben Derbyshire, disse estar muito satisfeito com o reconhecimento dado ao projeto da Fundação Bradesco. “A Aleph Zero tem arquitetos com pensamento filosófico e reflexivo, enquanto Rosambaum já é conhecido por seu trabalho com comunidades locais. As moradas infantis proporcionam um ambiente excepcional, pensado para melhorar a vida e o bem-estar dos alunos, e ilustra o valor imensurável de um bom design educacional“, afirmou, em comunidado.
O júri do prêmio foi composto por um time de peso: Elizabeth Diller, Joshua Bolchover, Kazuyo Sejima, Gloria Cabral e Peter Clegg, todos grandes nomes da área. A escolha aconteceu entre os cinco prédios finalistas, que incluía, além da escola brasileira, um conjunto de dois prédios residenciais em Milão, um campus da Universidade Europeia Central, em Budapeste, e a escola de música Toho Gakuen, em Tóquio.
O projeto da Aleph Zero também já foi premiado pelo ArchDaily Building of the Year 2018, o Prêmio de Arquitetura Tomie Ohtake AzkoNobel e o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura.
Veja mais fotos do projeto vencedor:
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!