Arquitetura

Brasil tem cemitério parque que atrai visitantes por arquitetura, design e obras de arte

Aléxia Saraiva
01/11/2018 21:30
Thumbnail

Praça da Eternidade, dentro do Memorial, busca relembrar a trajetória de uma vida. Foto: divulgação

O que se espera sentir quando se vai a um velório? Por mais que soe estranha, essa pergunta integrou uma pesquisa da arquiteta Crisa Santos feita em diversos cemitérios, durante o Dia de Finados, para entender como um velário poderia influenciar na experiência de um visitante. Como, afinal, a arquitetura pode ajudar em momentos de luto?
Tal pesquisa não foi à toa. Há cinco anos, ela assumiu o projeto de requalificação, reforma e novas construções do Memorial Parque das Cerejeiras. Localizado entre o Jardim Ângela e o Jardim Capela, na zona sul de São Paulo, a ideia principal era de que o local passasse de velório e cemitério para parque aberto à população, atendendo a uma necessidade de áreas verdes das comunidades.
Portaria do Memorial. Foto: Hugo França
Portaria do Memorial. Foto: Hugo França
“A gente começou a pensar que precisava aliar o parque ao acolhimento — a palavra que definiu nossos projetos. A partir de estudos de civilizações antigas, nos perguntamos: o que era reverenciado? E era o ato de acolher, tanto para a alma que ia como para quem ficava”, afirma a profissional.
Por isso, o espaço de 300 mil m²  foi planejado para ter locais ecumênicos, para receber os que estivessem em luto, aliado a um parque para os moradores da região. A partir daí, foram pensadas 14 construções no total — seis das quais já foram entregues, em uma média de duas a três edificações entregues por ano.
Hoje, o espaço já conta com portaria, capela, orquidário, banheiros, velário jardim, mirante e a chamada Praça da Eternidade, espaço que conta o processo de evolução da vida de uma pessoa, e que possui um memorial com nomes das pessoas que foram cremadas, para ser um local de reverência pós-cremação. Vizinho do Parque Estadual Guarapiranga, mais da metade da área do parque é destinada à preservação ambiental.
Capela do memorial. Foto: divulgação
Capela do memorial. Foto: divulgação

Arquitetura de sentimentos

O ponto principal do projeto de Crisa é a madeira, por trazer a sensação do aconchego, e o aço corten, que também traz calor. “O desenho da portaria é o levantar de um voo, como uma alma subindo ao céu. A construção é suspensa por pilares de madeira pra criar essa dança”, explica ela. A reforma da capela também traz essa linguagem, se tornando uma referência dentro do cemitério.
Isso é o que a profissional chama de “arquitetura do sentimento”: passar uma relação de sentimento pela arquitetura. “Como a pessoa está mais sensível, ela vai conseguir enxergar o que foi passado. A ideia é fazer com a que pessoa sinta a partir da forma”, explica. “A gente trabalha com a morte, mas precisa levar vida. Por isso, as construções têm um sentido de elevação: sobem, abraçam, permeiam”.
Um dos velórios do Parque das Cerejeiras. Foto: divulgação
Um dos velórios do Parque das Cerejeiras. Foto: divulgação

Ideal de Inhotim

Por falta de referências na área, Crisa se tornou, ela mesma, uma referência. “A gente não conhece nenhum cemitério que tenha essa arquitetura de sentido”, ela conta. Por isso, a referência se tornou Inhotim, o museu de arte contemporânea a céu aberto em Minas Gerais. “Queria fazer um cemitério que trouxesse respeito, apoio e, ao mesmo tempo, arquitetura”, conta. Junto a suas construções, dois designers fazem parte da equipe: Hugo França e Sergio J. Matos, com obras espalhadas por todo o parque.
Foto: André Godoy
Foto: André Godoy
Segundo o diretor do memorial, Daniel Arantes, os dados do parque mostram que a revitalização tem cumprido com seu objetivo. O número de visitantes por mês, de antes e depois da reforma, passou de 5 mil para 10 mil pelos velórios, e de 30 para mil visitantes por mês.
Neste dia de Finados, o Memorial terá uma programação cultural. O cronograma inclui uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, missas campais, uma cerimônia de soltura de balões e uma exposição de fotos da artista plástica e fotógrafa Alessandra Bufe. Mais informações no site.

Veja mais fotos do parque

Banco assinado por Sergio Matos. Foto: divulgação
Banco assinado por Sergio Matos. Foto: divulgação
Banheiros foram inaugurados para dia de finados de 2018. Foto: divulgação
Banheiros foram inaugurados para dia de finados de 2018. Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Orquidário. Foto: divulgação
Orquidário. Foto: divulgação

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!