Arquitetura

Vila gastronômica que já foi madeireira tem a melhor ambientação de Curitiba

Júlia Rohden*
04/10/2018 14:19
Thumbnail
Reaproveitamento, sustentabilidade e gastronomia. Estes três conceitos resumem a proposta do MercadoSal, polo gastronômico localizado no bairro Portão que completa um ano neste mês de outubro. Construído a partir do retrofit de uma antiga construção de cunho industrial complementado com contêineres, o espaço conta com mais de 40 restaurantes e área de convivência e foi eleito o vencedor do Prêmio Bom Gourmet 2018 por HAUS na categoria melhor ambientação de vila gastronômica.
“Tivemos um cuidado especial com o conforto dos usuários, criando áreas cobertas confortáveis e áreas externas agradáveis”, comenta Ricardo Buzzi, sócio do empreendimento com Samantha Silva. Para isso, Mauro Gaziri e o escritório Buzzi & Silva Arquitetos Associados, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, utilizaram referências locais, como o piso em petit-pavêt e um grafite do artista curitibano Pablo Felício.
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Características originais

Baseado no retrofit da construção existente, uma antiga madeireira, tendo referências industriais, o projeto mantém algumas características originais, como um muro de tijolos à vista e um barracão que foi adaptado para se tornar uma praça de alimentação coberta. “Apesar de ser um empreendimento novo, tem várias partes que mantém a história do local”, diz o arquiteto.
O MercadoSal está instalado em um terreno de 9.400 m² e tem como foco atender moradores dos bairros Portão, Pinheirinho, Água Verde, Cidade Industrial de Curitiba, Capão Raso e da Região Metropolitana.

Espaços

Para degustar as diversas opções gastronômicas – que vão da culinária indiana à japonesa – o MercadoSal tem duas  praças de alimentação. Uma delas é coberta e a outra não e, juntas, podem receber até mil pessoas. O local também tem um estacionamento com capacidade para 200 veículos e as crianças tem um espaço especial com cerca de 350 m², operado pelo Kinder Park.
Mercado do Sal - Fotos 1,2,3 e 4
Mercado do Sal - Fotos 1,2,3 e 4
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!