Arquitetura

Meu pequeno grande apê

Bruna Covacci
23/04/2015 01:00
Thumbnail

Sala de jantar: A mesa de seis cadeiras com tampo de vidro recebe iluminação direta por meio de pendente. No resto do ambiente, spots de luz indireta contornam o espaço. As luminárias foram colocadas desalinhadas para criar volume. Os móveis foram feitos sob medida para aproveitar a área e são todos desenhados pela arquiteta Isadora Brzezinski. No apoio, um frigobar em estilo retrô remete aos anos 1950 e armário e aparador funcionais dão espaço a um minibar. O espelho foi usado para ampliar o espaço e o teto foi rebaixado. Fotos: Fred Kendi

Morar e trabalhar no mesmo local se tornou uma opção para muita gente. É o caso do morador deste apartamento de 90 m², no Cabral, em Curitiba, que é professor universitário e precisa de funcionalidade e conforto no mesmo espaço para viver, ler, preparar suas aulas e ouvir música, seu hobby preferido. O imóvel, reformado e decorado pela arquiteta Isadora Brzezinski, é dividido em dois quartos, sendo uma suíte, cozinha, sala para três ambientes e lavabo. “O projeto é essencialmente masculino. Por isso, as cores aplicadas na decoração foram preto, cinza, branco e marrom”, explica a arquiteta.
Para compor com a cartela de cores, o piso laminado também é madeira escuro. Nos objetos de decoração e em alguns móveis, tons fortes, como o vermelho da geladeira e o azul turquesa da poltrona, foram utilizados para quebrar a sobriedade. Para ampliar o ambiente social, um jogo de espelhos. Quando não se tem espaço de sobra, a solução é aproveitar cada canto. Para isso, móveis projetados e estruturas planejadas. Na parte construtiva, um quarto foi eliminado para se transformar em escritório, todo o piso foi modificado e o forro trocado. Algumas das mudanças foram feitas por conta da estrutura física do imóvel.
Cozinha
Os azulejos originais foram substituídos por pintura acrílica e revestimento retangular. No lugar de uma bancada tradicional da cozinha, um pórtico foi planejado para que ocupasse menos espaço e permitisse mobilidade.
Corredor
Em apartamentos compactos o ideal é aproveitar cada espaço. Atrás da porta de entrada, por exemplo, foi colocado um armário embutido que serve como cristaleira. O móvel foi feito sob medida. Na mesma foto, detalhe para a integração dos espaços e o pórtico da cozinha.
Home office
Um escritório e um móvel para concentrar paixões. A sala de home office foi feita para que o proprietário pudesse trabalhar em casa quando necessário. Músico nas horas livres, um pedido feito à arquiteta era poder guardar a sua coleção de CDs. A estante foi desenhada para destacar a volumetria e os objetos. Ela é feita em laca acetinada e foi pintada na mesma cor da parede. Destaque para a mesa com tampo de vidro e a poltrona swan. Atrás, a outra poltrona colorida foi escolhida para entrar nas tonalidades da composição.
Sala de tevê e estar
Para comodidade, as persianas são automatizadas. Ao centro, a iluminação pontual serve para valorizar a televisão. Os móveis foram feitos sob medida em lâmina natural de imbuia. O pilar que existia foi revestido em madeira na mesma cor do piso e serve como um divisor dos ambientes.
Quarto
Os armários foram feitos com portas de correr. O branco foi aplicado para obter amplitude. O painel de tevê e a cabeceira foram feitos em MDF melamínico preto para conversar com a linguagem do resto do projeto.
Perfil
Arquiteta formada pela PUCPR em 2003, Isadora Doré Brzezinski realizou formação complementar na École d’Architecture Paris La Seine. À frente de seu escritório desde 2007, atua em Curitiba, São Paulo e Santa Catarina coordenando projetos residenciais e comerciais. Seu estilo é contemporâneo.
Serviço | Isadora Brzezinski Arquitetura, Avenida João Gualberto, 1721, sala 54, Juvevê. Fone (41) 3085-3225.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!