Arquitetura

Morre aos 88 anos grande nome da arquitetura britânica

HAUS
13/01/2018 18:07
Thumbnail

Foto: Garath Gardner/Riba/Divulgação

Considerado o pai da habitação social britânica, o arquiteto norte-americano Neave Brown, que fez a carreira do outro lado do oceano, morreu aos 88 anos no último dia 9 vítima de câncer. Os melhores projetos de arquitetura social dos últimos 50 anos na terra da rainha foram criados por ele, o que lhe rendeu a Medalha Real de Ouro de 2018, entregue pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Riba), considerado o maior prêmio inglês de arquitetura.
A vida inteira Brown defendeu a ideia de uma habitação social que valorize a rua, com casas, em detrimento da hoje tão popular verticalização. Sua obra prima é o conjunto Alexandra Road, no noroeste de Londres, na Inglaterra, finalizado em 1968.
As unidades sobrepostas como terraços foram visionárias para a época, pois providenciaram habitação para 500 famílias e abrigaram ainda lojas, escolas e hospitais ao redor de sua área pública. Para o arquiteto, todo mundo deveria ter sua porta de casa se abrindo para uma rede de caminhos e ruas que formam a cidade, bem como um espaço externo com vista para o céu.
De acordo com o presidente do Riba, Ben Derbyshire, “a arquitetura perdeu um gigante”. Neave foi um pioneiro que “nos mostrou como rigor intelectual, um urbanismo sensível, capacidade de projetar e determinação podem transformam o bem estar de comunidades”, sentenciou o inglês.
Apesar de sua importância, nas décadas de 1970 e 1980, ele foi esquecido pelos ingleses devido à reação política contra o welfare state (estado de bem-estar social). Conseguiu sobreviver graças a alguns projetos na Europa e somente agora foi reconhecido como deveria.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!