Arquitetura

Morre Carlos Bratke, um dos mais importantes arquitetos brasileiros

HAUS, com Estadão Web
10/01/2017 13:01
Thumbnail

Foto: Reprodução/Vimeo

O arquiteto e urbanista Carlos Bratke, conhecido por transformar uma região pantanosa da zona sul de São Paulo, na empresarial Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no Brooklin, morreu nesta segunda-feira (9), aos 73 anos, de mal súbito.
O funeral acontece nesta terça (10) no Funeral Home, na Bela Vista. O enterro está marcado para 16 horas no Cemitério Redentor, no Sumaré.
Em nota, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), ressaltou que Bratke é autor de centenas de projetos premiados. “São projetos dos mais variados programas: casas unifamiliares, prédios de apartamentos, igrejas, escolas, indústrias e, sobretudo, edifícios de escritórios”.
A região que ajudou a criar é hoje uma das mais valorizadas da capital paulista. Ao todo, participou da criação de mais de 60 prédios empresariais que mudaram o visual da cidade, entre 1978 e 2001.
A várzea do Rio Pinheiros começou a mudar quando três arquitetos, a saber, Carlos Bratke, Roberto Bratke e Francisco Collet, instalaram-se no local e começaram a bolar projetos para a avenida, incluindo a drenagem do terreno. E
A partir dos anos 1990, a região da Berrini se consolidou como um dos mais importantes polos comerciais paulistanos. Quarenta e dois anos depois, o escritório de Bratke ainda ocupa um endereço da avenida que não parou de progredir economicamente. Ele via o sucesso da janela.

LEIA TAMBÉM

Apartamento integrado mistura estilos industrial e rústico

Saiba como proteger os aparelhos eletrônicos de descargas elétricas

Cinco hotéis de luxo fora do Brasil com projetos incríveis

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!