Arquitetura

Morre Lubomir Ficinski, um dos criadores da canaleta do “expresso” de Curitiba

Sharon Abdalla
29/06/2017 16:20
Thumbnail

O arquiteto e urbanista Lubomir Ficinski na canaleta da Av. Paraná. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo | GAZETA

O arquiteto Lubomir Ficinski Dunin, um dos grandes nomes do urbanismo paranaense, faleceu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 87 anos. Segundo informações da família, o profissional estava em tratamento quimioterápico para combater um câncer no pulmão e faleceu em casa, vítima de uma parada cardíaca. O velório será realizado no cemitério Parque Iguaçu, a partir das 17h desta quinta-feira (29). O sepultamento está previsto para esta sexta-feira (30), às 15h.
Ficinski deixa um importante legado à arquitetura e ao planejamento urbano de Curitiba e de todo o Paraná. Juntamente com os arquitetos Rafael Dely e Carlos Ceneviva, ele foi um dos criadores do sistema de transporte sobre as canaletas exclusivas com ônibus expresso, que fez de Curitiba modelo internacional quando o assunto é o transporte público.
LUBOMIR FICINSKI. CURITIBA. 24/10/11. VIDA E CIDADANIA. O arquiteto urbanista, Lubomir Ficinski na canaleta da Av Parana , fala com a Gazeta sobre o sistema de transporte coletivo. Foto: Hugo Harada/ Agencia de Noticias Gazeta do Povo
LUBOMIR FICINSKI. CURITIBA. 24/10/11. VIDA E CIDADANIA. O arquiteto urbanista, Lubomir Ficinski na canaleta da Av Parana , fala com a Gazeta sobre o sistema de transporte coletivo. Foto: Hugo Harada/ Agencia de Noticias Gazeta do Povo
A experiência dele no tema era tamanha que, em 2010, o arquiteto foi convidado pelo então prefeito Luciano Ducci para assumir a diretora de Transportes da Urbanização de Curitiba (Urbs), com a missão de modernizar o atual sistema de transporte da capital. Em outubro de 2011, no entanto, deixou o cargo, descontente com a lentidão da administração da capital.
Isso não significou seu afastamento em relação ao planejamento de Curitiba. Ativo, no auge de seus 87 anos, Ficinski aceitou o convite feito pelo atual prefeito Rafael Greca para integrar sua equipe, na função de conselheiro na área de planejamento urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que presidiu por duas vezes (de março de 1971 a maio de 1972 e de abril de 1975 a março de 1979). Até esta quarta-feira (28) ele cumpriu integralmente com a função.
“A atuação de Ficinski no Ippuc talvez seja a mais significativa de todo o seu trabalho. Ele foi uma das quatro pessoas que convenceram o então prefeito Ivo Arzua a fazer o plano preliminar de desenvolvimento urbano da cidade (de 1965), que levou à institucionalização do Ippuc e é o que a gente vive até hoje”, avalia Reginaldo Luiz Reinert, atual presidente do instituto.
LUBOMIRFICINSKI1 - 07/01/02, CURITIBA - SECRETARIO / POL - LUBOMIR FICINSKI DUNIM, SECRETARIO DO ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. FOTO: JAIRO RESENDE / GAZETA DO POVO
LUBOMIRFICINSKI1 - 07/01/02, CURITIBA - SECRETARIO / POL - LUBOMIR FICINSKI DUNIM, SECRETARIO DO ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. FOTO: JAIRO RESENDE / GAZETA DO POVO
Para ele, o arquiteto representava o pilar entre o início do processo de construção da Curitiba que temos e a esperança de que a cidade possa ser melhorada. “A grande frase do ‘Lubo’ referia-se à capacidade que as pessoas têm de se indignar com as condições adversas e tentar melhorá-las sempre”, lembra Reinert.
A Prefeitura de Curitiba decretou luto de três dias pela morte do arquiteto e urbanista. Em  nota publicada no site da administração municipal, o prefeito Rafael Greca afirmou que Ficinski deixa um grande legado nas obras, “mas também de compromisso, caráter e retidão profissional”.

Obra

Além das canaletas de transporte, a obra de Ficinski está presente em outros cartões-postais curitibanos. Ele participou, por exemplo, do projeto de implantação do Parque Barigui e da Conectora 5 (uma das ligações entre a CIC e o Centro da cidade), como lembra o arquiteto Osvaldo Navaro Alves, que já presidiu o Ippuc e criou o Plano de Arborização da capital paranaense e a primeira lombada eletrônica de que se tem notícia.
“Ele foi o criador dos grandes terminais de transporte, como os do Pinheirinho e Santa Cândida, que valorizaram ainda mais o sistema de transporte”, frisa Navaro. “Também deu avanço a implantação da Conectora 5, com recursos do Banco Mundial [instituição da qual foi consultor]”, acrescenta.
Mais recentemente, já como conselheiro do Ippuc, Ficinski desenvolveu o projeto do Anel Metropolitano de Transporte, para a integração da capital com os municípios vizinhos, pela Linha Verde e os eixos estruturais.
No governo do estado, mais precisamente na gestão Jaime Lerner (1995-2003), Ficinski foi autor do programa Paranacidade, que tinha por objetivo apoiar o desenvolvimento dos municípios paranaenses.
“O Lubomir era uma pessoa extremamente competente e, principalmente, muito interessada em resolver os problemas urbanos de Curitiba e as questões do próprio estado”, resume o arquiteto Domingos Bongestabs, autor de projetos como a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e a Praça 29 de Março.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!