Arquitetura

Morre Sigmundo Golombek, engenheiro que projetou as principais rodovias de SP

HAUS
11/08/2017 20:41
Thumbnail

Foto: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (11) aos 93 anos o engenheiro geotécnico Sigmundo Golombek, que ajudou a projetar as rodovias dos Bandeirantes e dos Imigrantes, as principais vias estaduais de São Paulo. Ele já estava internado há 30 dias no Hospital Albert Einstein e faleceu em decorrência de insuficiência respiratória, de acordo com seu filho Milton Golombek. Deixa cinco filhos, 10 netos e 10 bisnetos. O sepultamento será neste domingo (13), às 11h30, no Cemitério Israelita do Butantã.
Nascido em São Paulo em 1923, Golombek formou-se engenheiro na Escola Politécnica da USP e um pouco mais tarde foi professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, atividade que exerceu por 19 anos.
A mais destacada obra de Golombek talvez tenha sido o seu pioneirismo ao abrir a primeira empresa de consultoria independente na área de fundações e contenções, a Consultrix. Até então, as empresas faziam elas próprias o projeto de fundações, o que nem sempre redundava na melhor solução técnica.
“Trata-se uma grande perda para a engenharia geotécnica brasileira”, afirma o engenheiro Ilan D. Gotlieb, presidente da associação que reúne as empresas de projetos de fundações. “Golombek deixou um exemplo de trabalho, ética e competência técnica insuperáveis”.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!