Arquitetura

Mosaicos multicoloridos ornamentam o piso de construções históricas de Curitiba

Daliane Nogueira
11/05/2016 01:00
Thumbnail

Uma das entradas do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade: cerâmica com bossa. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Fotografar os pés sobre pisos coloridos e antigos virou mania nas redes sociais. Várias contas do Instagram apresentam “selfeets” mostrando, além dos sapatos, a beleza dos pisos que por vezes passam despercebidos em prédios históricos.
Quem se dedica a observar esses pisos é impactado por dezenas de referências. Das mais óbvias, que se impõem na arquitetura exposta em elementos diversos, às mais sutis, que podem estar ali, sob os pés. A HAUS visitou alguns lugares em Curitiba em busca de ladrilhos coloridos, cerâmicas fabricadas no início da industrialização deste tipo de material e pedras recortadas. São pisos que contam a história e a evolução dos revestimentos.
LEIA MAIS
Área externa do Palacete dos Leões com ornamento em ladrilho.  Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Área externa do Palacete dos Leões com ornamento em ladrilho. Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
De acordo com Cláudio Forte Maiolino, arquiteto e professor de História da Arquitetura e Conservação e Restauro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a pré-fabricação de elementos artísticos coincide com a arquitetura eclética do final do século 19, momento em que o Paraná recebe os imigrantes europeus e, com eles, novas técnicas e materiais. “O grande produto para piso do início do século 20 é o ladrilho hidráulico, que foi adotado em muitas construções e substituiu, em grande medida, as tábuas de madeira que eram usadas na arquitetura colonial”, aponta.
A substituição se deu por conta da capacidade de os ladrilhos hidráulicos resistirem à água e serem duráveis, tanto em áreas internas quanto externas.
Grande parte dos requintados solares, chalés e palacetes que passaram o ocupar a paisagem urbana de Curitiba recebeu as peças feitas artesanalmente com cimento e pintadas com uma camada de aproximadamente dois milímetros do material colorido à base de óxidos de ferro.
É o caso de imóveis como o Solar do Barão, o Museu da Imagem e do Som, o Palacete dos Leões, entre outros que mantêm até hoje os ladrilhos no piso.
Ladrilho Hidráulico no prédio do Museu da Imagem e do Som. Peças foram recém restauradas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Ladrilho Hidráulico no prédio do Museu da Imagem e do Som. Peças foram recém restauradas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
“O produto é encontrado em todo o Brasil e, na maioria dos casos, foi usado em construções ligadas à elite ou em prédios públicos. O custo de produção era, e é até hoje, elevado”, explica Zeila Maria Machado, restauradora especializada em azulejaria e professora em universidades como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Com o desenvolvimento da indústria cerâmica nos anos 1950 e 1960, aos poucos os ladrilhos foram sendo substituídos. No entanto, as primeiras levas do “novo” material ainda tinham “um quê” de ladrilho. “Gosto da citação do arquiteto e professor Fernando Carneiro que diz que ‘as formas persistem mesmo depois que as causas que a fizeram surgir desaparecem’. É o caso destes primeiros revestimentos cerâmicos, que observamos em vários prédios reformados ou construídos a partir da segunda metade do século 20”, destaca Maiolino.
Como ponto positivo no processo de valorização dos pisos antigos, Zeila destaca a busca crescente pela restauração dessas peças mesmo em espaços em que não se tem a obrigatoriedade legal para tanto, como em prédios tombados, por exemplo. “Mesmo em projetos novos, há um retorno do ladrilho e de outras peças antigas, valorizando uma arte tradicional e única.”
Inauguração da obra do prédio do MIS, Museu da Imagem e do Som, que estava fechado há mais de 10 anos.
Inauguração da obra do prédio do MIS, Museu da Imagem e do Som, que estava fechado há mais de 10 anos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!