Requalificação

Arquitetura

Mosteiro do século 17 é convertido em hotel majestoso

Luan Galani*
14/04/2022 18:25
Thumbnail
Um complexo de edifícios construído no século 17 para abrigar o mosteiro Serve di Maria Addolorata foi restaurado e reformado para virar um hotel, o Monastero Arx Vivendi, na cidade de Arco, em Alto Garda, no norte da Itália. Ao todo, são 40 apartamentos e mais as áreas comuns e de lazer.
O projeto ficou sob responsabilidade do escritório Noa, liderado pelo arquiteto italiano Francesco Padovan. A principal meta foi restaurar a dimensão espiritual do centro monástico, por isso a equipe de arquitetos optou por preservar a maioria dos elementos originais da construção.
"A majestade e o rigor da arquitetura, os longos corredores, o teto abobadado, todas essas características juntas conferem aos espaços uma atmosfera real de antiguidade", conta Francesco Padovan.
No jardim do antigo mosteiro, de 500 m², os arquitetos privilegiaram a área de bem-estar, com espaços de relaxamento, quartos para tratamentos estéticos, saunas e spas.
Metade do prédio principal do mosteiro, porém, abriga uma igreja em funcionamento e um claustro de freiras ainda em atividade, que não foram mexidos pelos arquitetos.
Segundo Niccolo Panzani, do escritório Noa, que ficou encarregado do design de interiores, a intenção foi respeitar inteiramente a arquitetura existente rica em história. "O design foi adaptado aos espaços austeros de um mosteiro, com soluções sob medida, sem comprometer o conforto, a funcionalidade ou a estética", explica Panzani.

Veja mais fotos do hotel:

*Com informações do designboom.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!