Arquitetura

Na semana mundial do oceano, conheça projetos de construções impressionantes sobre as águas

HAUS
09/06/2016 00:54
Thumbnail

Casas aquáticas da Vila de Aalsmeer, na Holanda. Foto: Aalsmeer Header/Divulgação

Imagine cidades inteiras construídas sobre as águas. Em diversas partes do mundo, essa é uma realidade! A Holanda, por um quarto do país estar abaixo da superfície do mar, é referência nesse tipo de construção. O país abriga mais de 300 mil casas flutuantes.
Os arquitetos holandeses dominam com tal maestria a construção sobre as águas, que a Unesco conduz um projeto com o grupo para tentar viabilizar casas flutuantes para todas as pessoas, independentemente de renda. “Não é só para os ricos. Agora tentamos com a tecnologia solucionar problemas do mundo todo”, ressalta o diretor do Water Studio. “Muitos vivem em favelas perto da água, por exemplo. Seria maravilhoso se conseguirmos trazes escolas e hospitais flutuantes para esses lugares.” Bangladesh será o primeiro lugar a testar essa ideia.
Da terra para a água
Os holandeses do Water Studio imaginaram uma mudança de perspectiva na construção há 12 anos. “A arquitetura tradicional se preocupa muito com os prédios na terra, mas achamos necessário mudar o conceito geral de cidade”, defende o arquiteto Koen Olthuis, que está à frente do estúdio. “A água pode ser parte dela. Não como algo que devemos ter medo, mas algo para usarmos.”
  1. Hotel cristalino
A cidade norueguesa de Tromsø ganhará um hotel cinco estrelas construído em forma de cristal de gelo flutuando sobre a água. As obras devem começar em breve, logo após a emissão de autorizações locais para a obra.
Hotel Krystall será construído com bastante vidro para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo a luz da Aurora Boreal. Foto: Waterstudio/Divulgação<br>
Hotel Krystall será construído com bastante vidro para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo a luz da Aurora Boreal. Foto: Waterstudio/Divulgação<br>
2. Villa New Water
O projeto da Villa New Water, a fim de manter a característica local, recebeu limitações no volume permitido acima do nível do mar. Essas limitações na regulação se mostraram importantes na hora de pensar soluções espaciais para o projeto. Assim, foi criado um andar todo para a casa abaixo do nível do mar e as soluções encontradas para permitir que a luz do sol chegasse ao andar de baixo foram os principais destaques da obra.
3. Projeto em parceria com a ONU
Projeto do Water Studio em parceria com a ONU oferece oportunidade de trazer hospitais e escolas a muitas favelas que cresceram à beira de rios e mares.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!