Conheça as obras incríveis do arquiteto do ano premiado pela rainha Elizabeth II

Nicholas Grimshaw é reconhecido por colocar a tecnologia no centro da estética da sua arquitetura

por HAUS

28/09/2018

compartilhe

O arquiteto Nicholas Grimshaw foi laureado com a Medalha de Ouro de 2019 pela Instituto Real de Arquitetos Britânicos (Riba, na sigla em inglês). O prêmio, que em 2017 foi concedido ao arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, é um reconhecimento a toda a carreira do arquiteto e é aprovado pessoalmente pela rainha Elizabeth II. A medalha será entregue em uma cerimônia no início de 2019.

Aeroporto Pulkovo em São Petersburgo, com projeto tecnológico de Grimshaw, construído em 2014. Foto: Yuri Molodkovets/RIBA/Divulgação

>>> Conheça a jovem marca de mobiliário que é aposta de designers de todo o mundo

Entre as obras mais famosas de Grimshaw, estão o famoso Terminal Internacional na estação de Waterloo, em Londres, e o visionário Eden Project, na Cornualha.

O presidente da Riba, Ben Derbyshire, elogiou Grimshaw por “um número extraordinário de edifícios e projetos de infraestrutura de importância internacional, e pelo desenvolvimento contínuo de uma arquitetura que coloca a tecnologia no centro da estética”.

Foto: Rick Roxburgh/RIBA/Divulgação

“Estou muito feliz em saber da Medalha de Ouro e gostaria de agradecer a todos que apoiaram minha indicação. Minha vida pessoal e profissional sempre estiveram envolvidas em experiências e ideias, particularmente em torno da sustentabilidade; eu sempre senti que deveríamos usar a tecnologia da era em que vivemos para a melhoria da humanidade. Gostaria de agradecer a todos que já trabalharam no escritório por terem contribuído com nosso acervo de ideias e por ajudar a torná-lo um lugar agradável e humano”, disse o arquiteto ao receber a notícia do prêmio.

>>> Desenvolvida por brasileiros, casa sustentável pré-fabricada une itens de luxo e montagem rápida

Thermae Bath Spa, reaberto em 2006, com prédio histórico restaurado e novo edifício que ampliou a estrutura. Foto: Jason Hawkes/RIBA/Divulgação

LEIA TAMBÉM

LEGO lança turbina eólica totalmente funcional com peças feitas com “plástico verde”

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você