Arquitetura

No escurinho do cinema

Gabriel Azevedo
24/04/2014 03:14
Thumbnail

A diretora da Casa Cor Paraná, Marina Nessi (ao centro), com profissionais e parceiros, no espaço A Fábrika, durante anúncio do novo local | GAZETA

Janeiro de 1975. No ano em que nevou na capital paranaense, matérias em jornais de Curitiba anunciavam que um novo cinema teria requintes sofisticadíssimos para a época, como uma luxuosa sala de espera, mobiliário colonial, área para fumantes (separada da plateia por parede envidraçada), música ambiente estereofônico e até um pianista, como nos velhos tempos do cinema mudo, antes do início de cada sessão.
Batizado de Ribalta em homenagem ao filme Luzes da Ribalta (1952), o penúltimo estrelado (e dirigido) por Charles Chaplin, o antigo cinema aberto pelo empresário João Deckmann não teve a longevidade esperada, apesar de toda a pompa e circunstância da inauguração. Durou poucos anos e ainda sediou duas casas noturnas frequentadas por gerações de curitibanos, a antológica Mustache e a Rodeo.
Agora, após ser adquirido pelo Graciosa Country Club, o local entrará numa nova fase. Ele foi escolhido para ser o palco da 21.ª edição da Casa Cor Paraná, que tem patrocínio da Gazeta do Povo e ocorrerá de 12 de agosto a 21 de setembro deste ano.
Espaços
O antigo cinema está passando por uma reforma completa para receber a principal mostra de decoração do estado. Ao todo, serão 49 espaços, divididos em 5 mil metros quadrados de aérea, e que incluirá 12 lofts, seis livings, um ambiente com seis opções gastronômicas, áreas corporativas e os espaços Bom Gourmet e Viver Bem. Além do antigo cinema, um edifício de cinco pavimentos, localizado ao lado, será completamente revitalizado para receber os arquitetos, designers e decoradores que vão participar da mostra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!