Arquitetura

Nova casa dos Jetsons? Arquitetos querem construir mega prédio em asteroide

HAUS
20/02/2018 10:30
Thumbnail

Imagens: Clouds Architecture Office/Divulgação

Até o desenho animado “The Jetsons”, que se passava em um futuro distante no espaço, perde em ousadia para o projeto de um mega edifício pendurado a mais de 30 quilômetros de altitude em um asteroide na órbita da Terra. A ideia maluca é dos arquitetos japoneses e norte-americanos do estúdio de Nova York Clouds Architecture Office. A vista e a experiência não encontrariam paralelo, mas imagine a aventura que não seria sair e voltar para casa?
O conceito meramente especulativo se baseou em planos de agências espaciais e empresas privadas para capturar asteroides e trazê-los para perto da Terra, a fim de serem explorados em um futuro próximo. A Agência Espacial Europeia já provou em 2015 ser possível encontrar e aterrissar em asteroides. E em 2021 a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) já programou uma missão para verificar a viabilidade de captura e relocação de asteroides.
O edifício, batizado de Analemma, foi pensado para ser construído sobre Dubai, nos Emirados Árabes. Ele contaria com unidades residenciais, espaços comerciais e áreas de lazer.
A torre seria colocada em órbita geossíncrona, o que significa que seu período de rotação seria exatamente igual ao período de rotação da Terra. Geralmente, essas órbitas são reversas à linha do Equador, formam com ela um ângulo conhecido como “inclinação da órbita”, e os objetos que se encontram nesse tipo de órbita passam metade do tempo no Hemisfério Norte e metade no Sul.
Assim, para um observador na superfície da Terra, o prédio voltaria à posição inicial depois de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Além disso, conforme explicaram os arquitetos, a torre viajaria sobre o Hemisfério Norte e Sul ao longo do dia, traçando um imenso “8” na superfície, como se fosse um pêndulo gigante.
Mas o projeto ainda não é perfeito. A 30 mil metros, estaríamos expostos a temperaturas congelantes, alcançando os -40ºC, sem falar que nesta altitude estaríamos na estratosfera, onde não seríamos capazes de respirar sem  uso de trazes pressurizados.
E aí, de qual lado da mesa de apostas você está? O projeto um dia certamente será implementado ou é apenas “viagem” dos arquitetos?

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!