Arquitetura

Arquitetos apresentam solução para unificar Shopping Estação e Praça Eufrásio Correa

Aléxia Saraiva
15/10/2019 20:10
Thumbnail

Em projeto da Solo Arquitetos, estações-tubo seriam remanejadas para túnel subterrâneo. Espaço livre seria reconfigurado com novos usos. Imagem: Reprodução/Solo Arquitetos

Localizada no Centro de Curitiba, a Praça Eufrásio Correia é mais famosa pelos seus arredores que pelo seu espaço em si. Vizinha da Câmara dos Vereadores, do Shopping Estação e das estações-tubo que emprestam seu nome, a praça é sinônimo de passagem. E é para transformar essa relação das pessoas com o espaço público que o escritório Solo Arquitetos propôs a ideia de uma nova Praça Eufrásio Correia que coloca o foco nos pedestres. O projeto integra a 3ª Mostra Arquitetura para Curitiba.
“A região possui uma atmosfera extremamente urbana e mista, porém são elementos isolados que sobrevivem por si só e não tiram proveito da possível interação entre cada um dos usos. Em outras palavras, o espaço privado se isola em pequenas ilhas onde o espaço público o contorna“, explicam os arquitetos da Solo. “Dessa forma nosso ensaio de projeto se resume na tentativa de imaginar como o público e o privado poderiam se beneficiar mutuamente de um espaço mais integrado.”
Essa provocação trouxe duas mudanças estruturais: a primeira cria uma passagem subterrânea para ônibus entre as ruas Desembargador Westphalen e João Negrão. A segunda, abre o Shopping Estação para a praça e cria um centro gastronômico que a integra ao espaço público.
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos

Calçadão e passagem subterrânea para ônibus

O primeiro passo para criar uma atmosfera mais agradável para os pedestres foi eliminar as barreiras físicas das estações-tubos e grades que as cercam. O novo espaço vira, assim, um grande calçadão aberto às pessoas, desfazendo o “nó de trânsito” que atualmente existe na esquina da Marechal Floriano Peixoto com a Av. Sete de Setembro.
Uma das principais vantagens dessa mudança seria potencializar os usos que fazem parte da região mas que permanecem “escondidos”: edifícios residenciais, comerciais, históricos, poder público, serviços, comércio, educação.
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos
“Hoje, os tubos posicionados ao lado da praça, somados à grande velocidade dos ônibus, criam uma grande barreira física no espaço, fazendo com que todas aquelas pessoas procurem imediatamente um espaço para o qual possam ir — ficar ali não é uma opção“, destacam os arquitetos.

Shopping Estação e praça agora integrados

A outra proposta para a praça é reconfigurar o próprio Shopping Estação, que hoje é uma barreira física entre seu interior e a praça. A ideia seria abrir um centro gastronômico virado para ela. Esse centro também serviria de ponto de integração com o terminal de ônibus subterrâneo.
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos
Imagem: reprodução/Solo Arquitetos
Nessa mudança, um novo edifício habitacional se integraria ao antigo edifício garagem do shopping. Uma solução que reaproveita a estrutura ao mesmo tempo em que faz o adensamento da região, aumentando seu uso misto. Esse conjunto de fatores, para os profissionais, cria um fluxo natural de pessoas que “se encontram em um novo espaço que integra de modo qualitativo o público e o privado, que conecta pessoas e cidade”.

3ª Mostra Arquitetura para Curitiba

A terceira edição da exposição bienal que apresenta provocações e possibilidades para a cidade traz o tema “Cidade Presente, Cidade Ausente”. A exposição consiste em 21 propostas desenvolvidas em parcerias de arquitetos com estudantes de todos os cursos de arquitetura da cidade. Os grupos se debruçaram sobre os projetos durante quatro meses.
Os arquitetos que integraram a equipe do projeto foram Gabriel Zem Schneider, Franco Luiz Faust, João Gabriel Kuster Cordeiro, Lucas Aguillera e Shinyashiki e Thiago Augustus. Já os estudantes a participar foram Arthur Ribas de Souza, Brenda Castro, Gustavo Maravieski, Isabela Pacheco, Jeilyka Rezende, Laís Sawa de Paula, Vanessa Tavares Pereira. Também participaram os integrantes da produtora Albufeira: Ana Letícia Zimmermann, Ana Luíza Zimmermann e Vinícius Antunes.
Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Serviço

3ª Mostra Arquitetura para Curitiba
De 15 de outubro a 15 de dezembro no 2º andar do Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!