Arquitetura

Novo refúgio de livros da Arte e Letra transforma casa abandonada no Batel

Aléxia Saraiva
18/09/2019 10:45
Thumbnail

Rua Desembargador Motta, 2011: o novo endereço da Arte e Letra é o 4º na mesma quadra do Batel. Fotos: Albari Rosa/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Livraria, café, editora e laboratório gráfico. É essa combinação de funções que forma o coração da Arte & Letra, criando uma artilharia em prol da literatura há quase duas décadas em Curitiba. Em agosto, seus fundadores, os irmãos Thiago e Frederico Tizzot, alcançaram uma façanha um tanto curiosa: abrir a quarta sede da Arte e Letra na mesma quadra.
A livraria — título pro forma para o empreendimento de várias faces — reabriu suas portas em agosto no número 2011 da Rua Desembargador Motta, no Batel, depois de ter passado pela Alameda Dom Pedro II e por dois endereços na Presidente Taunay. “Não era algo planejado, nós tivemos de sair da outra casa. E como estamos na região desde 2006, mudar para fora dessa área faria a gente demorar muito tempo para retomar o ritmo em que estava”, conta Thiago. “Então tentamos achar uma casa por aqui e por sorte achamos essa”.
Estantes de vergalhão com prateleiras de MDF e cores neutras, como o turquesa, formam a linguagem industrial do projeto.
Estantes de vergalhão com prateleiras de MDF e cores neutras, como o turquesa, formam a linguagem industrial do projeto.
O projeto, assinado pela arquiteta Larissa Costa de Araujo, deu vida ao espaço que antes funcionava como uma empresa de recursos humanos e que estava altamente deteriorado. A grande premissa é tornar os livros os grandes protagonistas do projeto e, por isso, todos os elementos são pensados como uma consequência deles. Isso é visível desde a fachada: a sala central da casa é dedicada à livraria, com janelas do chão ao teto que funcionam como uma grande vitrine.
"Vitrine" de livros revela, desde a fachada, onde é o coração da casa.
"Vitrine" de livros revela, desde a fachada, onde é o coração da casa.
“A ideia é mostrar que cada livro é uma obra de arte”, ressalta Larissa. “A gente quis aproveitar a ideia de que toda a produção dos livros é feita aqui, e para isso a gente usa materiais crus, com cara industrial — uma ideia que faz parte de todos os projetos da Arte & Letra”, conta a arquiteta, que assinou os projetos das quatro sedes, além da livraria na PUCPR e do café na Biblioteca Pública do Paraná, ambos inaugurados em 2018.
Para a linguagem industrial, Larissa apostou em estantes de vergalhão com prateleiras de MDF, cores neutras e iluminação cênica, com trilhos e spots. Em contraste, a arquiteta quebra a seriedade com elementos como o teto em madeira na área do café, o porcelanato que imita granilite, uma poltrona suspensa e plantas.
Mesas são distribuídas por todos os ambientes, sempre com visibilidade para todos os espaços.
Mesas são distribuídas por todos os ambientes, sempre com visibilidade para todos os espaços.
Os outros espaços se moldam a partir da livraria. O café fica em um ponto estratégico, com vista para os 50 lugares. As mesas são distribuídas em diversas salas diferentes, todas com permeabilidade para os livros — os azulejos hexagonais coloridos, por exemplo, criam caminhos para os visitantes chegarem até eles.
A ideia de permeabilidade também é uma constante. Uma das áreas dedicada às mesas também convidam quem está na rua a entrar. Internamente, uma janela se abre para a área do laboratório gráfico, permitindo que se veja a produção dos livros da editora.
Vidros e espaços abertos complementam a integração dos usos.
Vidros e espaços abertos complementam a integração dos usos.
“Tanto o conceito que a loja tem hoje quanto seu projeto arquitetônico foi sendo construído ao longo dos endereços: cada vez ajustamos algum ponto”, relata Thiago. “Desde a primeira loja, a gente quer que os móveis apareçam o menos possível. A ideia é deixar o espaço físico mais neutro, porque o colorido vai vir dos livros. Mesmo assim, essa suposta neutralidade chama muito a atenção”.
No total, o espaço tem 80m² de loja e 230m² de área total. O projeto foi realizado em quatro meses, de abril até agosto.
Confira abaixo a linha do tempo da Arte & Letra em Curitiba:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!