Klee Urban Habitat

Arquitetura

Novo edifício residencial no Mossunguê aposta em unidades diversificadas e fluidez arquitetônica

HAUS
24/06/2022 18:44
Thumbnail
Com quatro pavimentos e 23 apartamentos com diferentes tipologias, o Klee Urban Habitat é o mais novo edifício residencial do Mossunguê, em Curitiba. Localizado na Rua José Carolo, está na região conhecida comercialmente como Ecoville, oferecendo uma nova opção de moradia com plantas de um, dois ou três dormitórios.
Com projeto assinado pela Solo Arquitetos, para a Hype Empreendimentos, o edifício tem apartamentos de 40 a 80 m² e se consolida, então, como uma edificação de menor gabarito em relação aos empreendimentos da região. São quatro pavimentos e um mezanino, que abrigam 23 apartamentos de tipologias diferentes.
No térreo, lofts duplex de um dormitório com acesso a jardins privativos gerados pelos recuos laterais obrigatórios. Nas plantas tipo, apartamentos de dois dormitórios que não possuem corredores, com os dormitórios posicionados nas laterais da planta, possibilitando cômodos maiores e uma boa flexibilidade para mudanças futuras.
Junto à fachada
principal, apartamentos de três dormitórios que se abrem à vista do bosque
existente em frente ao terreno. Cria-se, assim, um agradável pano de fundo para
os moradores. Por fim, no último pavimento, apartamentos duplex com duas
suítes, voltadas à vista elevada do bairro.

Arquitetura

A diversidade de unidades foi justamente a responsável pelo desafio principal do projeto: a caracterização do volume de um edifício com grande quantidade de aberturas e disposições diversas. Por esta questão, as varandas percorrem toda a extensão dos apartamentos, configuram uma unidade para a edificação e amarram o volume com varandas e brises móveis.
Além das
características arquitetônicas, a edificação também foi pensada como um
elemento urbano, por isso a relação do edifício com a rua foi especialmente
trabalhada desde os primeiros estudos.
O edifício oferece à rua um jardim aberto em seu recuo frontal, varandas na fachada próximas à calçada e floreiras que se tornaram um respiro visual essencial para o desenho arquitetônico.
Para os arquitetos à frente do projeto – Arthur Felipe Brizola, Franco Luiz Faust, Gabriel Zem Schneider, João Gabriel Küster Cordeiro, Lucas Aguillera Shinyashiki e Thiago Augustus Prenholato Alves –, os elementos descritos acima contribuem para aquecer e tornar menos inóspito um bairro marcado pela velocidade, muros e empreendimentos isolados da condição urbana. "Sempre tivemos intenções claras desde os primeiros estudos: trocar muros por um jardim aberto à rua, amplas janelas em todos os ambientes e varandas que unificavam todos os apartamentos, dessa forma, todos os ambientes internos possuem saída à área de varanda de alguma forma", conclui Schneider.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!