Luxo e sustentabilidade

Arquitetura

Novo prédio de luxo em Nova York recicla 90% dos resíduos

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
09/03/2020 14:25
Thumbnail

Prédio 65 Broome SoHo, assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano.

A metrópole que nunca dorme, imortalizada pela voz de Frank Sinatra, também é a que não para de crescer: verticalmente. Os arranha-céus de Manhattan se multiplicam rapidamente. Principalmente os de luxo, assinados por grandes nomes da arquitetura como Renzo Piano que debuta no cenário de projetos residências em Nova York. As duas imponentes torres do condomínio 65 Broome SoHo do arquiteto italiano foram erguidas no histórico bairro do Soho, com vista privilegiada para o rio Hudson. Reduto de artistas e boêmios, o quarteirão entre as ruas Watts, Varick e Broome Street, se transformou em um paraíso imobiliário com empreendimentos como o realizado pelo escritório Renzo Piano Building Workshop em colaboração os parisienses do Rena Dumas Architecture Intérieure ( RDAI).
Os 115 apartamentos, espalhados nos 30 andares dos dois edifícios, foram entregues no final do ano passado e a construção já virou ponto de referência no bairro. Um complexo único no seu gênero: não só pela estrutura em metal e sua fachada curva, que alude à arquitetura da cidade de Nova York no século 19, mas pelo uso de painéis de vidro realizados com baixo teor de ferro dando assim ainda mais brilho - como o do cristal. Cada torre mede 100 metros e altura e o condomínio ocupa todo o quarteirão.
Detalhes curvos o projeto de Renzo Piano.
Detalhes curvos o projeto de Renzo Piano.
Renzo Piano, mais uma vez, propõe uma obra onde se destaca os princípios de leveza e transparência, características de seus projetos. "As traves estreitas da estrutura de metal proporcionam ao morador uma vista externa panorâmica e garantem uma transparência que convida a luz atravessar os janelões - do piso ao teto - dos apartamentos", explica o arquiteto italiano que priorizou os pés-direitos altos, de 3,5 metros; e amplos espaços no melhor estilo open space -- imóveis que vão desde o tipo studio, duplex ao multifamiliar com quatro quartos e coberturas. Os preços variam de US$ 2 milhões a US$ 40 milhões.
O decoração dos ambientes internos leva a assinatura de Denis Montel, do escritório francês RDAI, que propôs um design coerente com o projeto arquitetônico, enfatizando o uso de materiais de qualidade como assoalhos em carvalho claro e portas customizadas. Na cozinha, armários em madeira rovere maciça e bancadas em mármore e ardósia.
O requinte e conforto se estendem nas áreas comuns: academia, spa, piscina, sala de jogos para as crianças, biblioteca e vaga na garagem com estação de carga rápida para carros elétricos. Além disso, o 565 Broome Soho será o primeiro condomínio residencial de luxo a aderir ao projeto Think Zero, ou seja, 90% do lixo será reciclado e o restante será levado para ilhas ecológicas e incineradores. Uma revolução não só arquitetônica mas também ambiental no cenário urbano de Manhattan.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!