Arquitetura

Novo espaço cultural na Av. Paulista reforma edifício antigo e propõe interação com a cidade

HAUS
25/04/2018 21:15
Thumbnail

O terraço do prédio de 17 andares tem vista privilegiada para o centro de São Paulo. Foto: Pedro Vannucchi | PedroVannucchi

A partir do dia 29 de abril, São Paulo contará com um novo espaço para celebrar a cultura. O Sesc Avenida Paulista surgiu de um retrofit do prédio que servia como sede administrativa da instituição, projetado pelos arquitetos Sérgio Pileggi e Euclides de Oliveira na década de 1970. O projeto atual foi assinado pelo escritório Königsberger Vannucchi e propõe uma continuação do espaço público, disponível para que as pessoas se apropriem.
Novo Sesc da Avenida Paulista será inaugurado no dia 29 de abril. Foto: Pedro Vannucchi
Novo Sesc da Avenida Paulista será inaugurado no dia 29 de abril. Foto: Pedro Vannucchi
Segundo os arquitetos Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, todos os materiais utilizados na reforma foram pensados para proporcionar um maior relacionamento com a cidade. Um exemplo são vidros não reflexivos, que permitem maior amplitude de visão: aliadas ao zinco da fachada, permite que seja possível ver, do lado de fora, as atividades de dentro do prédio.
“A configuração das fachadas leste e oeste, com rasgos horizontais, permite aos usuários um novo olhar sobre a cidade ao mesmo tempo em que rompe com a tipologia dos edifícios de escritórios da Avenida Paulista”, afirma Vannucchi, responsável pelo projeto. O edifício conta ainda com praças internas e terraço no topo, com ambientes amplos e grandes áreas de convivência.
Foto: Pedro Vannucchi
Foto: Pedro Vannucchi
São 17 pavimentos que integram os serviços básicos de todas as unidades do Sesc: Café Terraço, Comedoria, Biblioteca, Espaço para Crianças, Tecnologia e Artes, Salas para Práticas Esportivas e Espetáculos, Loja e Consultórios Odontológicos.
Foto: Pedro Vannucchi
Foto: Pedro Vannucchi
No total o terreno tem 1.195 m², com 12 mil m² de área construída. A inauguração do prédio acontece neste domingo, 29 de abril, das 12h às 19h. O edifício fica na Avenida Paulista, número 119. A programação pode ser conferida aqui.
Foto: Pedro Vannucchi
Foto: Pedro Vannucchi

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!