Arquitetura

Novo supermercado no Batel vai restaurar casarão tradicional

Luan Galani
25/05/2017 17:09
Thumbnail

Foto: Sasis Arquitetura e Consultoria/Divulgação

O casarão branco e amarelo do Batel que um dia já pertenceu ao tradicional clã dos Hauer, ali na altura 2.348 da Avenida Bispo Dom José, vai ganhar a companhia de um supermercado da rede Ítalo, natural de Francisco Beltrão. A notícia tem gerado discussão nas redes sociais, mas os responsáveis pelo projeto garantem: a integridade física do edifício e da paisagem do bairro será preservada.
O imóvel é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), como atesta o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, e os novos proprietários já estão bancando seu restauro e preservação. Segundo documentos da prefeitura, a casa é de 1950. Porém, a linguagem dá casa indica que ela pode ser anterior, provavelmente de 1930.
O novo projeto para o terreno de quase 7 mil m² ainda está em fase de aprovação. As mudanças só devem ser finalizadas no final de 2018, de acordo com o supervisor da rede de supermercados Adilson Ricardi. Este será o terceiro empreendimento da marca em Curitiba.
O projeto é da arquiteta Sabrina Slompo, da Sasis Arquitetura e Consultoria. “O que pensamos para o terreno respeita e valoriza a UIP”, defende a profissional. “A casa será restaurada, terá dois acessos para estacionamentos subterrâneos, pela Nossa Senhora Aparecida e pela Gonçalves Dias, e um jardim preservado. Tudo foi pensado para não agredir.”
A arquiteta explica ainda que não está definido que uso o proprietário e o supermercado irão dar ao imóvel restaurado. “Nós respeitamos todos os alinhamentos e a altura da construção para que o novo edifício enalteça o imóvel antigo”, diz Sabrina.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!