Arquitetura

Entrevista: Arthur Casas fala de luxo sustentável

Eloá Cruz
27/02/2016 01:00
Thumbnail

Arthur Casas, arquiteto. Foto: Carol Sábio/Divulgação

Como você faz a integração da arquitetura com a paisagem urbana?
Não se trata só de integração, a gente tem de entender o perfil do local, do que ele está precisando. E o que se pode fazer para que a construção seja harmônica para quem está passando por ali. O perfil da cidade pertence ao cidadão e não aos proprietários dos terrenos. Nesse aspecto, acho que sou um pouco comunista.
Por falar em comunismo, você mora em uma casa projetada por Vilanova Artigas. Como é morar num projeto assinado por um grande arquiteto?
Eu comprei a casa há uns 5 anos e foi feita por Artigas quando ele tinha uns 27. Para mim, ele foi um grande arquiteto, paulista (risos), que a gente roubou do Paraná. Essa é a parte que eu gosto do Artigas. Tem a outra que eu detesto, que é o fato dele, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, todos do Partido Comunista, fazer com que o arquiteto seja mal remunerado. Porque quando o arquiteto hoje cobra muito parece bandido. Nos Estados Unidos, quanto mais você cobra, mais as pessoas o respeitam. Eles cobravam pouco, achavam que não tinham de cobrar de ninguém.
O que você considera prioridade dentro de seus projetos e o que a arquitetura pode transformar?
Acho que a arquitetura transforma quem a habita. Ela tem esse poder de mudar uma família. Ela cura, mas também pode adoecer. É uma coisa séria. Penso muito no projeto de dentro para fora, sobre como a pessoa vai interagir com aquilo, qual é o bônus daquele espaço que está sendo criado. Também tem a questão do fora para dentro. A construção, por mais simples e menor que seja, se relaciona com a cidade. Hoje, em cidades como São Paulo, só se vê muro. Quando eu era criança e comecei a me interessar por arquitetura,  via as casas, onde as pessoas moravam. O nosso trabalho e a forma como dialogamos com a cidade é saber como resolver o muro daquela casa.
É possível fazer arquitetura para todos?
A arquitetura deveria ser feita para todos. É complicado responder, porque nunca trabalhei num projeto mais social. Nós ganhamos um concurso para reformar o Pelourinho, em Salvador (BA), por exemplo. Talvez fosse um projeto de maior inclusão a um preço baixíssimo de implantação. O orçamento era algo em torno de R$ 20 milhões, mas não saiu do Iphan,  nem vai sair. Iríamos trabalhar com equipamento urbano de qualidade, mobiliários, banheiros, lixo compostado, para uma população que não está acostumada com isso. Eu nunca fiz casa popular nem sei se seria capaz de fazer. Mas eu acho que, evidentemente, há muitos arquitetos no Brasil com essa capacidade.
Atualmente se percebe uma preocupação maior com a sustentabilidade no processo da construção. Como isso é para você?
Durante muito tempo, o que se fazia aqui no escritório era maquiagem: uma iluminação LED aqui, uma captação de energia ali. Projeto sustentável não é isso. O que os empresários e os meios de comunicação  chamam de sustentabilidade é bobagem, porque virou um selo. Um projeto sustentável de fato é uma casa que produz 50% a mais de energia, capta 70% da água que consome e utiliza cisternas. Os materiais precisam ter uma boa procedência. Quando eu quero fazer uma obra – e isso eu faço desde sempre e não só agora – vejo qual é a pedra local, a madeira, quem é o marceneiro da região. E, principalmente, a questão do lixo deve ser pensada. Só depois de tudo isso é que você tem uma casa sustentável.
Perfil
O nome parece ter sido o prenúncio do talento e da fama. Arthur Casas é um dos mais importantes arquitetos do Brasil e, desde criança, gostava de observar o lugar onde as pessoas moravam. Hoje, da sua prancheta, o traçado se transforma em casas, prédios, projetos urbanos. Formou-se em arquitetura pela Mackenzie em 1980 e sempre foi um profissional ousado. Aos poucos, sua vontade de projetar casas, aliado ao gosto pela decoração, o fez ser reconhecido por suas construções sofisticadas e de alto padrão.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!