Expansão

Arquitetura

Obra-ícone de Lina Bo Bardi, Masp ganhará novo prédio interligado por túnel sob a Av. Paulista

HAUS
20/08/2021 16:57
Thumbnail
Áreas expositivas ampliadas em 66% em um prédio de nove andares interligado à uma das obras-ícones da arquitetura moderna paulistana. Assim pode-se resumir o projeto do novo Masp, prédio vizinho a um dos projetos mais conhecidos - e visitados - da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que será revitalizado e integrado ao complexo do Museu de Arte de São Paulo com projeto do Metro Arquitetos e de Júlio Neves, antigo diretor do museu.
Batizado Pietro Maria Bardi, novo edifício tem previsão de inauguração para 2024.
Batizado Pietro Maria Bardi, novo edifício tem previsão de inauguração para 2024.
O novo prédio ocupará as instalações do antigo edifício Dumont-Adams, que após décadas inativo terá seus cerca de 7 mil m² (anteriormente residenciais) transformados em salas expositivas, laboratório para restauração de obras, salas de aula, café e restaurante.
Pé-direito duplo e planta livre permitem diferentes composições para as salas expositivas.
Pé-direito duplo e planta livre permitem diferentes composições para as salas expositivas.
Para as primeiras delas, a engenheira Heloisa Maringoni realizou um estudo que permitiu a retirada de lajes e a consequente ampliação do pé-direto dos pavimentos expositivos, o que, juntamente com a planta livre, permitirá distintas formas de montagem dos espaços e exposições. Um sistema de climatização de última geração também será instalado para permitir que o espaço receba obras com características mais rígidas de conservação.
Café e restaurante estão previstos no programa do novo edifício.
Café e restaurante estão previstos no programa do novo edifício.
O térreo receberá o café e o restaurante do museu, liberando o espaço no subsolo do atual prédio do Masp - inaugurado em 1968 e que passará a se chamar Lina Bo Bardi - para o acervo permanente da instituição. Para o novo edifício, batizado Pietro Maria Bardi, também será transferida a bilheteria do museu, o que irá, de fato, liberar todo o vão livre do icônico edifício assinado por Lina.

União

Revestido por uma pele metálica perfurada, que criará um colchão de ar e contribuirá para a eficiência térmica dos espaços internos, o edifício Pietro Maria terá uma linguagem limpa e contemporânea, compondo um monólito de tonalidade escura que não compete visualmente e compõe bem com as tradicionais vigas vermelhas que caracterizam o Masp de Lina.
Túnel subterrâneo fará a ligação dos dois edifícios do Masp.
Túnel subterrâneo fará a ligação dos dois edifícios do Masp.
A união dos dois edifícios, assim como a do casal que teve um relevante papel para as artes e a arquitetura nacionais, se dará por um túnel subterrâneo sob a Avenida Paulista.
O custeio das obras, que já começaram, se dará exclusivamente por meio de doações de pessoas físicas, e cerca de 90% dos recursos já foram levantados. Já a inauguração do edifício Pietro Maria Bardi, que marcará a nova fase do Masp, está prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!