Arquitetura

Novo Museu do Louvre é acusado de utilizar trabalho escravo em suas obras

HAUS*
13/11/2017 16:00
Thumbnail

Foto: Reprodução/Museu Louvre Abu Dhabi

O novo Museu do Louvre, em Abu Dhabi, mal abriu as portas e já está sendo acusado de ter utilizado trabalho escravo em suas obras. A ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) publicou diversos documentos que relatam uma série de violações contra os trabalhadores migrantes. Em entrevista ao portal Al Jazeera, a diretora francesa da ONG Benedicte Jeannerod disse que, apesar da façanha técnica e estética, a história do edifício é desagradável.
O relatório, datado de 2015, aponta “condições de trabalho inseguras que levam a acidentes e mortes no local de trabalho, confisco de passaportes, condições de vida e moradia terríveis, salários extremamente baixos ou, por vezes, não pagamento de salários”.
O museu ainda não se pronunciou oficialmente sobre a acusação.
Mas não é a primeira vez que denúncias como essa são feitas  sobre obras da região. A construção dos estádios para a Copa de 2022, no Qatar, onde supostamente 500 trabalhadores imigrantes indianos e 382 nepaleses morreram, também foi criticada. Ao ser questionada pelo jornal The Guardian, a arquiteta responsável pela obra Zaha Hadid (falecida em 2016) disse que não era seu dever como arquiteta resolver essa questão.
A ilha Saadiyat, onde está localizado o museu, possui uma área de mais de 43 mil metros quadrados e já abriga um campus para a Universidade de Nova York e dois outros grandes museus internacionais, incluindo o Guggenheim. Em acordo feito entre a França e os Emirados Árabes Unidos em 2007, o Louvre em Paris concordou em colocar seu nome ao novo museu em Abu Dhabi por US$ 520 milhões.
O museu projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel possui 55 espaços e 23 galerias permanentes. Além disso, 600 obras de arte de todo o mundo estão em exibição permanente.

*Colaborou Natalia Basso.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!