Arquitetura

Observatórios indianos de quase 300 anos foram construídos para interagir com o cosmos

HAUS
13/02/2019 10:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Geógrafos, arquitetos, matemáticos, historiadores e curiosos de plantão são atraídos todos os anos para as ruínas de Jantar Mantar, em Jaipur, norte da Índia. Considerado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o observatório de quase 300 anos foi construído para auxiliar os astrônomos na interpretação dos movimentos dos astros, para estimular o interesse pela astronomia e há quem diga que até para interagir com possíveis extraterrestres.
As 19 construções são instrumentos em larga escala especializados em diferentes medições por meio da luz solar e as sombras nas instalações. O maior relógio de sol de pedra do mundo, com 27 metros de altura e velocidade de 6 centímetros por minuto de projeção de sombra, faz parte do complexo.
Ele foi originalmente planejado pelo marajá Jai Singh II, que também levantou outros quatro monumentos similares em Deli, Varanasi, Uijain e Matura. O princípio das construções nas diferentes cidades é o mesmo, mas as instalações são distintas em tamanhos, materiais e técnicas construtivas. O líder político considerava que as datas e os alinhamentos das estrelas eram críticos para a sorte nas decisões e nas guerras.
O nome do complexo vem do sânscrito. No alfabeto erudito, Jantar deriva de Jantra, que significa “instrumento”, e Mantar quer dizer “calcular”.
O local deixou de funcionar permanentemente no século 19. Sob o domínio britânico, restaurações importantes ocorreram. As últimas aconteceram nos anos 2000.
Entre os destaque do observatório de Jaipur, estão 12 instrumentos que medem a longitude e latitude de objetos celestes, e cada um corresponde a um dos signos do zodíaco, com pinturas originais.
De todos os cinco observatórios espalhados pela Índia, apenas o de Matura não existe mais. Foi demolido em 1857 junto com o forte do qual fazia parte.
Se quiser visitar os observatórios, clique aqui para mais informações. O melhor momento do dia para conhecer o complexo é à tarde, quando as sombras ficam mais proeminentes e é mais fácil de entender o funcionamento dos instrumentos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!