Ópera que parece esculpida pela natureza abre suas portas na China

O projeto recebe assinatura do MAD Architects, estúdio chinês que, desde 2009, figura entre os 10 escritórios de arquitetura mais criativos do mundo

Ópera da cidade de Harbin, no norte da China, abre as portas após cinco anos de obras, com potencial para se tornar ponto focal de cultura da cidade. Foto: Hufton + Crow/MAD Architects/Divulgação

por Gazeta do Povo

28/12/2015

compartilhe

Cada vez mais, os arquitetos asiáticos impressionam pelo esforço em desenvolver edifícios cujas formas harmonizem com as paisagens do entorno. A prova mais recente é o projeto da Ópera de Harbin, no norte da China, que acaba de abrir suas portas após cinco anos de obras.

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-03

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-04

Como se tivesse sido esculpida pelo vento ou pela água, a robusta construção de painéis metálicos brancos emprega formas orgânicas – fluidas e curvas – em resposta aos elementos naturais que cercam a obra. A ópera abriga dois teatros e uma praça pública, totalizando 850 mil metros quadrados.

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-05

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-07

O projeto é assinado pelo MAD Architects, estúdio chinês conduzido por Ma Yansong, que, desde 2009, está entre os 10 escritórios mais criativos do mundo. “Nós concebemos a Ópera de Harbin como um centro cultural do futuro: um local destinado a performances grandiosas, como também um espaço público dramático que incorpora a integração das pessoas, da arte e da identidade da cidade, enquanto se mistura à natureza do entorno”, explica Yansong.

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-11

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-12

No interior, a característica escultural orgânica é bem presente, com uma combinação inteligente e clássica de vidro e madeira, que leva o visitante a um passeio sem igual pela arquitetura da ópera.

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-09

mad-architects-harbin-opera-house-china-designboom-13

Todas as fotos de divulgação são de Hufton + Crow/MAD Architects.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você