Luto

Arquitetura

“Pai” da Estrada da Graciosa, arquiteto Lolô Cornelsen morre aos 97 anos

Mariana Ceccon, especial para Gazeta do Povo
05/03/2020 13:41
Thumbnail

O arquiteto e ex-jogador de futebol Lolô Cornelsen foi um ícone do modernismo paranaense. | André Rodrigues/ Arquivo Gazeta do Povo

Morreu nesta quinta-feira (5) o arquiteto e engenheiro Ayrton João Cornelsen, conhecido por todos como Lolô Cornelsen. “Pai” de projetos icônicos, como a Estrada da Graciosa e Rodovia do Café – estradas que desenhou quando comandava o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná nos anos 50 —Lolô figura entre os grandes nomes do modernismo brasileiro.
Lolô foi vítima de uma falência múltipla dos órgãos e acabou falecendo no Hospital Vita, em Curitiba, nesta madrugada. Ele deixa quatro filhos, sete netos e sete bisnetos, além da esposa Cleuza Cornelsen. O funeral ocorrerá no Cemitério Luterano de Curitiba, no Alto da Glória, a partir das 15h.
Nos últimos anos, Lolô dedicou-se a pintar e projetar campos de golfe. Ele também fazia parte do Banco de Ideias do Instituto de Engenharia do Paraná, no qual ajudou a projetar e aprimorar casas pré-moldadas (baratas e de fácil construção) para auxiliar na reconstrução do Haiti, após a destruição do terremoto de 2010.

Inventor do Paraná

Lolô Cornelsen se formou simultaneamente em arquitetura e engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ganhando projeção nacional como um dos últimos arquitetos da geração de modernistas brasileiros.
Decidiu se dedicar à arquitetura depois de receber a bênção do urbanista francês Alfred Agache em 1941, que viu no jovem um futuro promissor. Como diretor do DER-PR, as linhas de seu lápis deram origem a mais de 400 km em estradas. Além disso, planejou a colonização do oeste e sudoeste do Paraná, estruturando diversas novas cidades com planos diretores, e foi responsável pelo projeto de alguns marcos do urbanismo, entre eles o ferry-boat de Guaratuba.
  A vida de Lolô chegou a ser retratada em um documentário, Homem Asfalto (2017),  um projeto idealizado pela Planeta Brasil. Fotos: André Rodrigues/ Arquivo Gazeta do Povo
A vida de Lolô chegou a ser retratada em um documentário, Homem Asfalto (2017), um projeto idealizado pela Planeta Brasil. Fotos: André Rodrigues/ Arquivo Gazeta do Povo

Carreira internacional

Após ser tachado de comunista durante o Governo Juscelino Kubitschek-- graças ao seu gosto pela cor vermelha e por ter sido enviado pelo presidente para divulgar a arquitetura brasileira em Moscou--, Lolô imigrou para Portugal durante os anos de governo militar.
Em seus anos no exterior moldou um extenso currículo com casas modernistas, clubes, hospitais, escolas, campos de golfe e hotéis em países da Europa, África, América do Norte e do Sul. Em 1976 retorna para Curitiba e cria diversas casas com influências claras da arquitetura portuguesa, como a Vila Camões, tida como o primeiro condomínio residencial da capital paranaense.
A vida de Lolô chegou a ser retratada em um documentário, Homem Asfalto (2017), um projeto idealizado pela Planeta Brasil, produtora dirigida por seu neto, Patrik Cornelsen.

Esporte e arquitetura

Apaixonado por esportes, foi jogador de vôlei, arriscou-se na corrida com barreiras e chegou a defender a Seleção Paranaense de Basquete. Mas foi no futebol que teve suas maiores conquistas esportistas. Foi tricampeão do Campeonato Paranaense com a camisa do Clube Atlético Paranaense, em 1943, 1944 e em 1945. O arquiteto também foi convidado a redesenhar o escudo do clube Atlético Paranaense, sendo o criador do tradicional CAP estilizado e inspirado no estilo barroco que acompanhou o rubro-negro até 2019.
A paixão pelos esportes também acompanhou seus projetos. Além dos estádios Couto Pereira e Pinheirão, em Curitiba, Lolô também foi responsável pela Vila Olímpica do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Sua experiência com estradas também renderam a Lolô emblemáticas participações na construção de autódromos como o Autódromo Internacional de Curitiba, Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro), Autódromo de Luanda (Angola) e Autódromo de Estoril (Portugal).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!