Arquitetura

Painel de Portinari na Igreja da Pampulha é alvo de vandalismo

Luan Galani
21/03/2016 20:59
Thumbnail

Painel de São Francisco de Assis, feito por Candido Portinari sobre azulejos, foi pichado nesta segunda-feira (21). Foto: TV Globo/Reprodução

Um dos ícones mais importantes da arquitetura modernista brasileira, a Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi alvo de vandalismo nesta segunda-feira (21). A lateral da igreja e o painel de Cândido Portinari receberam diversas pichações.
A instalação é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Minas Gerais e pertence à arquidiocese da capital mineira. Uma equipe técnica da Pampulha já foi acionada para limpar o espaço pichado e ainda não há informações sobre suspeitos, conforme apurou o G1.
A igreja faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, um complexo construído em 1943 pelo então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitscheck, que desafiou a monotonia arquitetônica brasileira da época com diversos vanguardismos.
As edificações no estilo moderno foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx, painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.
O trabalho de Portinari sobre os azulejos da Pampulha foi decisivo para a arquitetura modernista abraçar a azulejaria como elemento arquitetônico genuinamente brasileiro e torná-lo protagonista da renovação da expressão plástica do país.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!