Calendário

Arquitetura

Pandemia alterou a agenda de eventos da arquitetura e design; confira novas datas já confirmadas

HAUS
30/04/2021 12:56
Thumbnail
Não tem jeito. A cada avanço ou retrocesso no controle da pandemia de Covid-19, seja aqui ou no exterior, o calendário de eventos sofre alterações. E não seria diferente nos relacionados à arquitetura, ao design e à decoração.
Após um 2020 de muitos cancelamentos e aprendizados, os grandes e principais eventos do setor se adaptaram ao novo - e esperamos passageiro momento - para oferecer novos formatos e também maior flexibilidade para acompanhar as mudanças e restrições impostas pelo novo coronavírus ao mesmo tempo em que mantêm suas operações, e todas as novidades decorrentes delas, funcionando. Foi o que aconteceu, inclusive, com o maior deles: o Salão do Móvel de Milão.
HAUS atualizou o calendário dos principais e mais aguardados eventos do ano. Confira as novas datas!

UIA 2021

Adiado em um ano, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos/Expo (UIA 2021) será realizado de 18 a 22 de julho. Em sua primeira edição em solo brasileiro, o evento reunirá grandes nomes da arquitetura mundial em palestras, talks e mesas redondas para discutir mudanças no rumo da profissão e novos compromissos para um mundo melhor, incluindo questões relacionadas ao clima, ambiente e redução das desigualdades.
Até lá, a organização vem realizando mensalmente Semanas Abertas temáticas com transmissão digital e gratuita. A próxima está agendada para acontecer de 17 a 20 de maio sob o tema "Mudanças e Emergências". Em junho, "Transitoriedades e Fluxos" serão discutidos entre os dias 21 a 24.

ForMóbile

Antes prevista para acontecer no mês de junho, a ForMóbile (Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira) foi adiada em dois meses e será realizada entre os dias 2 e 5 de agosto.
A 9ª edição da feira, que a principal do setor na América Latina, terá cerca de 600 marcas participantes, que irão expôr de tecidos, ferragens, acessórios e componentes à máquinas e equipamentos.

SP-Arte

Não uma, mas duas edições. Após ter o calendário presencial adiado em um mês, de junho para agosto deste ano, a SP-Arte 2021 será realizada em dobro. A primeira edição, batizada SP-Arte Viewing Room, está marcada para entre os dias 9 e 13 de junho dentro do site da feira.
O evento presencial, por sua vez, acontece dos dias 18 a 22 de agosto em um novo local: a Arca, galpão localizado na Vila Leopoldina. Nesta data, a feira será híbrida, com visitação física e digital. Em 2022 a SP-Arte voltará ao tradicional Pavilhão da Bienal.

Semana do Móvel de Milão

Maior, mais importante e mais aguardado evento do design mundial, o Salone del Móbile confirmou nesta quarta-feira (28) a realização do evento deste ano, com agenda entre 5 e 10 de setembro, em Milão.
Além do adiamento em cinco meses em relação ao calendário oficial, esta 59ª edição do iSalone trará novidades. A primeira delas é uma edição mais enxuta, que ocupará de dois a três pavilhões da Rho Fiera (ante os tradicionais 20), mas ganhará novos endereços no circuito: Triennale di Milano, o museu Adi-Compasso d'Oro e o Teatro alla Scala.
O Fuorisalone, consagrada mostra paralela que compõe a Semana do Móvel, também está confirmada para a mesma data.

Maison & Objet

Uma das principais feiras de design e decoração da Europa, a Maison&Objet já tem calendário confirmado para este e o próximo ano.
Em 2021, o evento acontece entre os dias 9 e 13 de setembro, na capital francesa. Já para 2022, a primeira edição está prevista para acontecer entre 21 e 25 e janeiro.

Cersaie

Maior feira internacional de revestimentos cerâmicos, pedras naturais e itens para banheiro, a Cersaie tem calendário confirmado para 2021. O evento, que anualmente acontece em Bolonha, na Itália, está agendado para os dias 27 de setembro a 1º de outubro.

DW!

A Semana de Design de São Paulo (DW!) confirmou para os dias 3 a 10 de outubro a realização do seu festival, que em 2021 completa seu décimo aniversário. Assim como no ano passado, o formato da feira será híbrido, com ações presenciais e digitais.
Ao longo do ano, os canais digitais da feira também contam com uma programação especial. Até a realização do evento em outubro, são apresentados os lançamentos do primeiro semestre. Após o festival, por sua vez, o foco estará em facilitar que os visitantes encontrem produtos de design com condições especiais.
A High Design, evento âncora da DW!, não terá edição em 2021.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!