Arquitetura

Papa Francisco defende a preservação do patrimônio natural, histórico e cultural nas cidades

Luan Galani
24/07/2019 19:03
Thumbnail

Foto: L'Osservatore Romano/Reprodução

A encíclica papal ‘Laudato Si’ (Louvado sejas, em tradução livre do latim), cujo nome foi inspirado no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, completou 4 anos de existência no último dia 18 de junho.
O documento escrito pelo Papa Francisco sentencia que conjuntos paisagísticos naturais, tradições locais e imóveis históricos originais sejam preservados na busca por cidades cada vez melhores. Em jargão técnico: os patrimônios natural, histórico e artístico (cultural) devem ser protegidos.
VATICAN CITY VATICAN - Nov 20 2015: Pope Francis during a meeting with Ukrainian President Petro Poroshenko
VATICAN CITY VATICAN - Nov 20 2015: Pope Francis during a meeting with Ukrainian President Petro Poroshenko
“A par do patrimônio natural, encontra-se igualmente ameaçado um patrimônio histórico, artístico e cultural. Faz parte da identidade comum de um lugar, servindo de base para construir uma cidade habitável. Não se trata de destruir e criar novas cidades hipoteticamente mais ecológicas, onde nem sempre resulta desejável viver”, escreve o Papa na encíclica.
O documento destaca ainda que “é preciso integrar a história, a cultura e a arquitetura dum lugar, salvaguardando a sua identidade original. Por isso, a ecologia envolve também o cuidado das riquezas culturais da humanidade, no seu sentido mais amplo”.
À época, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou uma nota elogiando o documento, destacando seu caráter ousado de tratar o patrimônio com mais gentileza e uma visão mais urbana.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!