Tendências

Arquitetura

Para morar: saiba quais são as tendências do mercado imobiliário em Curitiba

Luan Galani
21/02/2022 12:40
Thumbnail

Edifício Guará, da Bidese, com paisagismo de Alex Hanazaki e projeto do Studio Architetonika Nomad, com Fabrício Bettega e Maurício Martins. | Divulgação

O ano de 2021 foi o melhor da história recente do mercado imobiliário brasileiro. Vendas aquecidas, recorde de financiamentos e uma avalanche de novos lançamentos. Segundo dados levantados pela Brain Inteligência Estratégica, até setembro do ano passado, a alta no número de unidades vendidas gira em torno de 21%. Se observado somente o mercado de Curitiba, o índice chega a dobrar, com aumento de 42% nas vendas. E o que esperar de 2022?
“Em 2022 veremos ainda uma taxa de juros elevada, porém, acreditamos que o ritmo de compra de imóveis irá se manter. Curitiba está muito aquecida no mercado imobiliário, com vários lançamentos previstos para diversos gostos e estilos. É claro que em 2022 temos as eleições, que geralmente deixam o país um pouco instável, mas o mercado imobiliário se mostra sólido e é um dos mercados em que houve crescimento durante a pandemia”, garante o diretor de marketing da Bidese, Adriano Bianchi Ribeiro.
Alguns elementos, contudo, têm mudado e reconfigurado os novos empreendimentos. Confira a seguir o que é tendência no mercado imobiliário de Curitiba.

Beach tênis

A modalidade esportiva virou febre. Os empreendimentos imobiliários que estão sendo planejados para serem lançados nos próximos anos já estão colocando a quadra de beach tênis no programa arquitetônico, e alguns edifícios prontos estão tentando viabilizar esse novo espaço. “É ao ar livre, proporciona maior diversão por ser em quatro pessoas, tem um ambiente similar ao da praia, é jogado descalço e, dentre os esportes de raquete, é o mais fácil”, avalia o diretor de incorporação da Laguna, André Marin.
A diretora de marketing da San Remo, Aline Perussolo, explica que incluir a quadra de beach tênis nos espaços já construídos é um desafio, mas que muitos moradores têm pedido. “Gera confraternização das pessoas. É jogo, troca, encontro”, resume.

Apartamentos decorados

Desde o início da pandemia, a urgência por mudanças rápidas se fez notar de forma expressiva. E uma das formas mais eficazes de se conseguir isso é adquirindo os apartamentos que já se encontram mobiliados e decorados. “Antes, o apartamento decorado era muito de gosto pessoal. Agora, como grande parcela das pessoas quer rapidez, os decorados venderam muito”, conta a diretora de marketing da San Remo. “Os moradores preferem se mudar logo e alterar qualquer detalhe depois. Muitos de nossos clientes têm casas em Miami, Balneário Camboriú, por exemplo, de valores bem mais altos do que suas residências em Curitiba. E com a pandemia eles sentiram necessidade de morar bem também aqui na cidade”, argumenta Aline.
O conceito de casa suspensa, com abundância de iluminação e ventilação naturais, tem sido um norte na concepção dos espaços residenciais. Na foto, o empreendimento Epic, da A.Yoshii.
O conceito de casa suspensa, com abundância de iluminação e ventilação naturais, tem sido um norte na concepção dos espaços residenciais. Na foto, o empreendimento Epic, da A.Yoshii.

Casas suspensas

Morar em um prédio, mas se sentir vivendo em uma casa. Esse conceito de casa suspensa, com abundância de iluminação e ventilação naturais, tem sido um norte na concepção dos espaços residenciais, como garante o diretor da A.Yoshii de Curitiba, Ricardo Kitamura. E elas vêm acompanhadas da planta openview. “Uma tendência muito forte é a configuração integrada que permite olhar para o todo, sem delimitações de paredes. No decorado do nosso empreendimento residencial Quintessence, incluímos um pequeno escritório na sala com porta retrátil de vidro, de onde é possível observar todo o movimento dentro do apartamento”, frisa Kitamura, lembrando que é intensa a procura por sala integrada com sala de jantar, cozinha e sacada.
“E há também a presença de divisórias de vidro que permitem que o morador altere os espaços, conforme a necessidade." Nesse estilo de planta, a proximidade com a natureza é um ponto focal que acaba se traduzindo em fachadas verdes e jardins suspensos.

Piscina privativa do espaço gourmet

Essa é uma novidade que faz muito sucesso porque permite que os convidados de uma festa usem uma piscina separada da piscina comum do empreendimento, separando completamente o fluxo de pessoas que moram no edifício do de visitantes de um evento. A San Remo estreou o espaço no seu prédio residencial Queen Victoria.
No Queen Victoria, da San Remo, a piscina integrada ao espaço gourmet atende visitantes de forma isolada e privativa.
No Queen Victoria, da San Remo, a piscina integrada ao espaço gourmet atende visitantes de forma isolada e privativa.

Certificação de bem-estar

Baseado no princípio do bem-estar, as pessoas procuram casas e apartamentos que garantam uma vida mais saudável e o menor impacto ambiental possível. Então, as certificações ganham cada vez mais espaço como chancelas que provam que determinada construção cumpriu todos os requisitos para poder se intitular ecológica e socialmente amigável. É o caso da Laguna, com a certificação Well, e da AG7 Realty, com a Fitwell.
“Tem-se dado cada vez mais valor em melhorar a relação do morador com o próprio empreendimento, conferindo mais conforto e saúde para as pessoas, uma vez que passamos 90% do nosso tempo em espaços fechados”, opina o diretor de incorporação da Laguna, André Marin.
Os edifícios com certificação podem propiciar aos moradores diversos benefícios, como a melhora na qualidade de sono, maior conexão com a natureza, mais momentos de calma e alegria, elenca o diretor de marketing da Bidese, Adriano Bianchi Ribeiro. “Outro atributo das certificações é a valorização dos imóveis em uma futura venda por parte do cliente, uma vez que elas possuem muito apelo comercial”, relembra Ribeiro.

Projetos no metaverso

O metaverso é uma tendência da tecnologia. Pouco se compreende por enquanto sobre essa nova possibilidade, mas ela já chegou ao mercado da construção civil. Duas das principais marcas de revestimentos cerâmicos, a Roca e a Incepa são as primeiras do setor a apostar nessa imersão virtual para reunir seus clientes e mostrar o portfólio e lançamentos. Os arquitetos responsáveis são Felipe Guerra e Carlos Henrique Bianco, com a programação e a modelagem assinadas pela VR Glass. “A estética do metaverso era muito gamificada, infantilizada. Para esse projeto, nós reprogramamos a plataforma existente do zero, valorizando texturas, luz e sombra, uma linguagem mais refinada”, conta Guerra.
Para o arquiteto, o metaverso é a rede social do futuro. “Dessa experiência, pude sentir que é um caminho sem volta. É uma oportunidade do cliente poder ter uma experiência direto de casa, de ver um decorado, simular adaptações, seja no PC, no celular ou nos óculos. E para nós, arquitetos, é mais uma ferramenta para apresentar o projeto, da mesma forma que antes a gente utilizava o 3D e o vídeo”, defende o profissional que é um dos pioneiros no Brasil para concepção de espaços de arquitetura dentro do metaverso.
Para André Marin, da Laguna, o metaverso parece ser mais um bom veículo de marketing. “É mais um espaço onde precisamos estar presentes”, conclui.

Trabalho remoto e marketplace

A despeito da volta dos colaboradores para os escritórios, a onda da Ômicron deixa cada vez mais claro que o trabalho remoto é uma realidade com a qual iremos conviver. “Para o mercado imobiliário, nos vários níveis de renda, isso significa ter que planejar moradias adequadas para o home office. E vai além: é ter que pensar em como resolver os problemas de barulho, de circulação das pessoas, de interrupção, de conexão”, alerta Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em negócios, responsável por diversos estudos para os atores do mercado imobiliário.
E esse espaço para o trabalho remoto pode ser também um coworking dentro do edifício, como pontua o diretor de marketing da Bidese. “Essa é uma tendência que vem forte para o mercado em um cenário pós-pandemia que pode trazer uma comodidade imensa para o morador que trabalhará neste modelo”, comenta.
Outra mudança que precisará ser feita é com relação aos deliveries. “Com a explosão alucinada do comércio eletrônico, os próximos empreendimentos terão que contar com um miniterminal logístico de entregas para deliveries de gastronomia, supermercado e outras compras”, ressalta Kahtalian.

Regiões de Curitiba mais valorizadas

Segundo o sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, os bairros mais procurados em Curitiba são também aqueles com mais concentração demográfica e de renda, como Batel e Água Verde, Cabral e Juvevê, Ecoville e Mercês. De acordo com um estudo da Associação dos Dirigentes de empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), as regiões do Bigorrilho e do Batel são as mais procuradas. Para o presidente da Ademi-PR, Luiz Gustavo Salvático, a alteração recente na legislação de uso e ocupação de solo da cidade (sancionada em 2019) fomenta o desenvolvimento de “novos eixos” de empreendimentos imobiliários nesses bairros. Uma tendência para essas regiões é a de apartamentos de alto padrão, porém em edifícios baixos – entre seis e oito pavimentos, em média. Logo, construções de menor impacto sobre os característicos casarões existentes, sobretudo no Batel. Ruas como Carmelo Rangel e Hermes Fontes despontam como endereços para esses novos empreendimentos.
Os edifícios com certificação de bem-estar propiciam aos moradores benefícios como a conexão com a natureza e momentos de calma e paz. Na foto, o Vaz Batel, da Laguna.
Os edifícios com certificação de bem-estar propiciam aos moradores benefícios como a conexão com a natureza e momentos de calma e paz. Na foto, o Vaz Batel, da Laguna.

Fly to quality

Um estudo recente da Ademi-PR aponta que Curitiba vive o momento fly to quality, que define o processo de busca por espaços com mais qualidade. “Vê-se na cidade esse processo, alçando Curitiba à vanguarda de algumas tipologias de produtos”, comenta o sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Braga Werner.
E a autoralidade - projetos inteligentes assinados por arquitetos experientes - é uma das garantias de qualidade. “Em 2022 iremos lançar dois novos edifícios: o Zen, próximo ao Barigui, em que todos os moradores terão uma vista incrível para o parque, e o Lemme, no Água Verde. Ambos os projetos são do arquiteto Léo Maia, um dos expoentes da arquitetura no Brasil e no exterior. Estes dois edifícios são singularmente criativos e serão um presente para a arquitetura de Curitiba”, reforça o diretor de marketing da Bidese.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!