Arquitetura

Antiga fábrica de Curitiba dará lugar a megaempreendimento com arquitetura contemporânea

Sharon Abdalla
26/12/2019 21:04
Thumbnail

Imagem: divulgação

A caixa d’água avistada de longe e o cheirinho de café torrado na altura da antiga fábrica do Café Damasco representaram anos a fio a chegada a Curitiba para quem vinha do interior do estado pela BR-277. Mais de uma década depois, ambos irão voltar a fazer parte do dia a dia da região do Órleans, só que a partir de outra perspectiva. Isso porque a fábrica, desativada desde 2010, dará lugar a um megaempreendimento que fará da área um novo marco paisagístico da capital.
Trata-se do Parque Damasco, complexo arquitetônico baseado em cinco eixos de ocupação: hospitalar, de alimentação, residencial, comercial e de lazer, apresentado por um grupo de investidores, entre eles Marcos Bodanese, que conversou com a reportagem sobre o projeto.
“O que temos como previsão inicial é um projeto para [ser erguido] em cinco anos. Mas tudo depende de como vamos [viabilizar] as incorporações e desenvolver os projetos. Até agora, idealizamos o masterplan com uma argumentação dentro do que a legislação permite, o protocolamos junto à prefeitura e apresentamos ao prefeito [Rafael Greca]. A previsão é a de lançarmos a pedra fundamental em março do ano que vem”, conta Bodanese.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

O projeto

Com 154 mil m², a área – que contempla diferentes zoneamentos em seu interior – irá abrigar diversas edificações, cujas especificações de altura e metragem ainda dependem do que será ou não autorizado pelos órgãos municipais. O que já se sabe, no entanto, é que todas elas terão uma linguagem contemporânea, que fará com que os prédios, mesmo voltados a diferentes usos, “conversem” entre si e formem um complexo único.
“A ideia é trazer uma arquitetura moderna. Vamos manter o bosque nativo, de aproximadamente 35 mil m², todas as Araucárias existentes e a caixa d’água, que é um dos símbolos do Café Damasco e tombada pelo patrimônio histórico”, explica Manuel Marcos Baggio Pereira, arquiteto da Baggio Schiavon Arquitetura, que assina o masterplan do Parque Damasco. Além dele, participam do projeto pelo escritório Flavio Schiavon, Ken Uehara e Márcia Azuma.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Além de preservada, a caixa d’água terá lugar de destaque no projeto, sendo ponto focal da avenida que será criada dentro da área para garantir a circulação e o acesso a cada um dos cinco eixos de ocupação do complexo. Ela irá conectar, principalmente, os setores residencial e hospitalar ao mercado, que funcionará nos moldes de um mercado municipal, no qual será possível tanto adquirir produtos e ingredientes quanto realizar refeições.
“Será o Mercado dos Povos, celebrando o relacionamento que as diferentes etnias têm ao conviver em harmonia no Paraná. Nele, teremos uma parte voltada ao resgate, para contar a história de Curitiba e do estado, além de um memorial do café”, conta Bodanese.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação

Hospital filantrópico

Um dos pontos altos do projeto, no entanto, é o Hospital da Beneficência Árabe do Paraná, que terá sua obra realizada e será gerido pela Sociedade Árabe de Beneficência (Saben). Com previsão de aproximadamente 500 leitos, o hospital geral terá foco em algumas subespecialidades, como cardiologia, neurologia, oncologia, pediatria e cirurgia geral, além de maternidade. Quem conta é o presidente da Saben, Rached Hajar Traya.
“O plano de negócios do equipamento hospitalar vislumbra uma estrutura que sirva não somente a um bairro ou à cidade, mas a uma macrorregião, e até a estados e países vizinhos”, acrescenta. Para isso, além da área do hospital propriamente dito, o prédio, que deverá ser o primeiro do complexo a ter suas obras iniciadas, também contará com espaços de apoio e diagnóstico, para que os pacientes não precisem se deslocar para realizar possíveis exames.
Imagem: divulgação
Imagem: divulgação
Um senior living, que oferecerá hospedagem para idosos e familiares de pacientes que venham acompanhá-los à cidade, também está previsto no masterplan do Parque Damasco. O mesmo ocorre com o prédio que será destinado aos consultórios comerciais e a área de piscina, que trará um equipamento com ondas para a prática de surf indoor.
Do mesmo porte da magnitude do projeto é o investimento previsto para colocá-lo em pé, que gira na casa dos R$ 4 bilhões, segundo Bodanese. “Precisamos ter muita responsabilidade no desenvolvimento do projeto. Qual é o exemplo que vamos deixar com ele? Daqui a 50 anos essa obra servirá como referência. Estamos empenhados e vamos fazer isso”, reforça o investidor.
Parte disso, segundo ele, virá do apelo sustentável do complexo. Isso porque, além da manutenção da vegetação e das Araucárias existentes na área, o projeto de implantação do complexo prevê soluções e materiais capazes de permitir aos edifícios pleitear certificações de sustentabilidade, como o selo Leed.
Veja o vídeo de apresentação do projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!