Arquitetura
Parque de agricultura urbana mais longo do mundo terá 25 quilômetros
Fotos: Machou Architects/ Reprodução
Dominada por arranha-céus, Dubai construiu ao longo das últimas décadas a imagem de uma enorme selva urbana de vidro cercada de areia. Mas a cidade, que é uma das maiores dos Emirados Árabes Unidos, pode em breve começar a transformar esta imagem, acrescentando à paisagem muito mais verde do que o mundo está acostumado a ver.
Um projeto do escritório Machou Architects sugeriu recentemente à cidade a utilização da rodovia Sheikh Zayed para a construção do que deve se transformar no parque de agricultura urbana mais longo do mundo, que, quando finalizado, terá 25 km de extensão. A proposta é uma tentativa de tentar resolver um problema sério de Dubai – a falta de espaços públicos funcionais, parques e áreas verdes.
O parque, que vai atravessar a cidade, terá 80% de seu terreno cultivável. A ideia proposta pelos arquitetos é rebaixar a pista, transformando em área verde de uso público cerca de 350 hectares de espaços subutilizados em pleno centro.
Áreas cultiváveis e espaços públicos atuariam como catalisadores da qualidade de vida e urbanidade, de forma que a proposta é impulsionar o desenvolvimento de Dubai em outra direção, que não a vertical.
Outra funcionalidade do parque de agricultura urbana é a redução dos efeitos das ilhas de calor durante o verão, já que o uso da vegetação com espaços públicos sombreados pode reduzir a sensação térmica em até 10ºC. Com temperaturas que variam entre os 30 e os 41 graus no verão, Dubai é abandonada por muitos dos moradores durante essa estação do ano.
Isso também traria uma nova vida para a região, já que a rodovia Sheikh Zayed foi sendo ampliada ao longo dos anos, à medida que a área urbana de Dubai foi crescendo.
Sem um planejamento específico, a estrada acabou se transformando em uma ferida aberta em meio ao espaço público de uma cidade em crescente processo de expansão, dividindo-a ao meio.
Por isso a necessidade de criar um novo projeto para a rodovia, uma estrutura que não mais separe os espaços urbanos, mas que possa por outro lado, aproximá-los e integrá-los.
*Com informações de Archdaily Brasil.