Arquitetura

Parquinho inclusivo para crianças com deficiência é destaque em projeto social

HAUS
23/09/2016 12:50
Thumbnail

Imagens: Luize Andreazza Bussi/Projeto Mueller Ecodesign Social/Divulgação | Picasa

O parquinho inclusivo para crianças com deficiência é um dos destaques da terceira edição do Projeto Mueller Ecodesign Social, que se propôs a revitalizar o Portal do Futuro do Bairro Novo. Todas as instalações serão entregues na primeira semana de outubro.
O espaço recebe aproximadamente 3 mil crianças e jovens por mês para a prática de atividades esportivas, culturais e profissionalizantes e é o local da cidade com a maior presença de crianças portadoras de deficiência, que até agora não tinham uma área de convivência adequada para brincar.
A área elaborada pela arquiteta Luize Andreazza Bussi terá cinco brinquedos adaptados, sendo dois desenvolvidos com exclusividade pela arquiteta e três cedidos pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná.
O parquinho foi pensado como um espaço de integração de crianças e adultos, com ou sem deficiência, em uma eliminação simbólica das diferenças, sem ignorar as diferentes necessidades de cada um.
“É um espaço de lazer para qualquer indivíduo desfrutar de uma vida com qualidade”, ressalta Luize.
“O parquinho é um instrumento de trabalho psíquico, de coordenação motora e de terapia ocupacional. Não é apenas um parquinho para a inclusão da criança, mas um tratamento, como em todos os outros ambientes”, defende a coordenadora técnica do projeto, Rose Guazzi.
Além desse espaço, todos os 2 mil m² do Portal do Futuro do Bairro Novo estão sendo revitalizados. Ao todo 24 escritórios renomados de arquitetura, design de interiores e paisagismo participam da missão.
Eles são: Beth Egas, Carla Gil Heller e Fernanda Heller, Carla Grudtner, Carla Kiss, Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, Felipe Saia, Fernanda Distéfano, Filipe Bender e Karla Bender, Hellen Caroline Giacomitti e Roberta Almeida Dias, Heloiza Rodrigues, Luize Andreazza Bussi, Marcelo Lopes, Marli Manfroi Faust, Michel Lima, Ana Claudia Ramos e Bianca Lombardi, Nadia Bentz, Patrícia Zat, Priscila Viana, Samara Barbosa, Sandro Percicotti, Silmara Pimpão, Sony Luczyszyn e Cristiane Costa Maciel, Sumara Bottazzari, Vinicius Trevisan, Zeh Pantarolli e Diego Miranda.

LEIA TAMBÉM

Morre Nicolau Klüppel, idealizados dos parques de Curitiba

Aprenda a fazer uma luminária de design em PVC

De Volta para o Futuro passou por Curitiba? Conheça uma coincidência curiosa

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!