Arquitetura

Iate de luxo ganha decoração assinada pela estrela do design Patricia Urquiola

Fernanda Massarotto *
14/10/2019 16:20
Thumbnail

Patricia Urquiola assina decoração de iate de luxo. Foto: Thomas Pagani/Divulgação

Um dos mais reconhecidos nomes do design mundial, a arquiteta Patricia Urquiola não para. Desde que abriu seu escritório, em 2001, em Milão, na Itália, a espanhola já assinou mais de 200 projetos que vão de móveis e tecidos a objetos de design, passando por hotéis, boutiques e residências. Sua última façanha, porém, sai da terra firme e se desloca em alto mar. Patricia debutou no mundo do design náutico com o projeto de interiores para novo iate SD96, de 29 metros, do estaleiro italiano Sanlorenzo, apresentado no último Cannes Yachting Festival, em setembro deste ano.
“Escolhemos a Patricia Urquiola porque queríamos um olhar feminino em universo masculino como é o da náutica. Sem dúvida, ela é hoje a profissional que melhor sabe combinar beleza e conforto com um toque de ironia e sensibilidade quase poética”, avalia Massimo Perotti, presidente do estaleiro.
Foto: Thomas Pagani
Foto: Thomas Pagani
O estilo minimalista da arquiteta e designer, que trabalhou com os mestres Achille Castiglioni e Eugenio Bettinelli nos anos 1990, se desdobra com elegância por meio do uso de uma variedade de materiais, formas e cores. Um critério criativo que ela também empregou na decoração da embarcação de luxo. “A inspiração para esse projeto inédito na minha carreira foi o universo marinho”, explica Patricia, que concebeu espaços fluidos e sofisticados nos quais o azul, o bege e os tons acinzentados se destacam.
Foto: Thomas Pagani
Foto: Thomas Pagani

O projeto

A proposta da arquiteta é futurista e ela mesma cuidou de cada detalhe, respeitando integralmente a tradição e a cultura náutica. A primeira norma foi levar em conta o conceito de flexibilidade e o design modular.
Nos ambientes internos, sofás, poltronas e mesas se transformam e se adaptam às exigências dos ocupantes. Novos cenários que estabelecem um harmônico equilíbrio entre a rigidez de um projeto industrial, com materiais de última geração, e o requinte de peças artesanais de marcenaria feitas sob medida.
O diálogo de estilos se manifesta também por meio de um mix de materiais: madeira, mármore, aço e vidro. No deck principal, o parquet com detalhe ondulado e a boiserie em madeira rovere ganharam um toque contemporâneo. A sala de estar é ao mesmo tempo uma sala de jantar que acolhe confortavelmente uma mesa para 10 pessoas que, após o uso, é engenhosamente acondicionada dentro da bancada lateral.
Ao fundo, desponta a protagonista icônica do iate SD 96, a escada central, em aço banhado em bronze, com revestimento em mármore travertino, que divide os ambientes e dá acesso ao andar superior. “Um verdadeiro periscópio. Um elemento arquitetônico vertical importante”, comentou a designer durante a apresentação da embarcação em Cannes.

Luxo e sustentabilidade

No andar superior, o sky lounge, com suas enormes portas de correr em vidro, é multifuncional graças aos móveis modulares e se torna perfeito para o café da manhã, happy hour, uma boa leitura ou um bom filme. Já no lower deck, um espaço coringa se transforma na suíte VIP que pode acomodar os hóspedes, além de outras duas cabines.
Já no piso principal, o main deck, a suíte master apresenta uma metragem considerável. A boiserie em madeira natural serve de moldura para a parede revestida em vidro com desenhos que lembram o mar e dão uma sensação de continuidade com o ambiente externo. No banheiro, optou-se por paredes de vidro e mármore travertino.
Patricia Urquiola assina decoração de iate de luxo. Foto: Thomas Pagani/Divulgação
Patricia Urquiola assina decoração de iate de luxo. Foto: Thomas Pagani/Divulgação
O tema da sustentabilidade não foi relegado a segundo plano. A arquiteta aproveitou materiais reciclados, como fibra de vidro provenientes de outros barcos, para criar uma mesinha que decora a cabine master trazendo luxo, criatividade e sofisticação em alto mar.
*Especial para a Gazeta do Povo, de Milão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!