Casa da Arquitectura

Arquitetura

Paulo Mendes da Rocha doa acervo profissional com mais de 8 mil itens para museu português

Luan Galani
09/09/2020 20:06
Thumbnail

Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, 91 anos, um dos mais importantes arquitetos da geração modernista do Brasil, doou seu acervo profissional para a Casa da Arquitectura, instituição portuguesa de Matosinhos dedicada à divulgação internacional da arquitetura. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (9) com exclusividade no Brasil para HAUS pelo museu português.
Os objetos incorporados à instituição de Portugal englobam todo o material produzido durante a vida profissional do arquiteto, desde a década de 1950 até os dias de hoje, somando mais de 8 mil itens.
Deste total, segundo informações concedidas pela Casa da Arquitectura, 320 são projetos, 6,3 mil são desenhos analógicos, 1,3 mil desenhos físicos, 3 mil fotografias e slides, maquetes e 300 publicações.
Foto: Google Maps/Reprodução
Foto: Google Maps/Reprodução
"A vinda da totalidade do acervo de Paulo Mendes da Rocha segue-se à doação, em 2015, do projeto do Museu Nacional dos Coches e, em 2018, de um conjunto de sete projetos para a Coleção Arquitetura Brasileira", afirma em nota a instituição.
Para o presidente da Casa de Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, a doação do arquivo do arquiteto brasileiro é um grande momento para Portugal. "Um dos maiores arquitetos do mundo reconheceu no nosso país o abrigo certo para todo o seu arquivo."
Segundo Nuno Sampaio, diretor-executivo da Casa da Arquitectura, o museu "tem como compromisso a manutenção da unicidade do acervo, apresentação ao mundo através das suas plataformas digitais e a partilha e disponibilização a pesquisadores, estudantes e universidades a custo zero, promovendo o estudo, a publicação e investigação sobre esta tão importante obra".
A reportagem procurou o escritório de Paulo Mendes da Rocha, com sede em São Paulo, mas ninguém foi encontrado para dar entrevista.
Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Arquivo/Gazeta do Povo

Acervo disponível online

A Casa da Arquitectura irá realizar uma exposição dedicada ao arquiteto em meados de 2022, de cuja equipe curatorial fará parte a arquiteta Catherine Otondo, que esteve envolvida no processo de inventariação do acervo juntamente com a arquiteta Berta Oliveira.
O acervo também vai integrar a Plataforma Digital do Arquivo da Casa, que será lançada ainda este ano de 2020 e que vai permitir o acesso universal a todos os documentos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!