Arquitetura

Paulo Mendes da Rocha vem a Curitiba e fala com exclusividade à Haus

Luan Galani
28/08/2015 20:11
Thumbnail

O arquiteto capixaba, único brasileiro junto de Oscar Niemeyer a receber o Prêmio Pritzker, uma das mais reconhecidas honrarias da arquitetura mundial,durante entrevista ao repórter Luan Galani e à editora da Haus Larissa Jedyn. Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Um dos principais expoentes da arquitetura brasileira de todos os tempos, o arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, 86 anos, esteve em Curitiba entre quinta e sexta-feira (dias 27 e 28) para uma visita relâmpago.
O arquiteto veio participar da abertura da exposição Nos pormenores um universo, que comemora o centenário de nascimento do curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985). A mostra no Museu Oscar Niemeyer (MON), com curadoria de Giceli Portela e Maria José Justino, fica aberta para visitação até 14 de fevereiro de 2016.
Mendes da Rocha, que é o único brasileiro vivo a conquistar o Prêmio Pritzker – o mais importante da arquitetura mundial – recebeu a equipe da Haus para um entrevista exclusiva. Ele, que dificilmente concede entrevistas, conversou sobre planejamento urbano, crise da arquitetura contemporânea e os rumos das cidades. “Se não houver preocupação com a dimensão social e humana, não vale a pena fazer mais nada”, alerta. O arquiteto, que sempre foi engajado a questões políticas, não acredita em uma arquitetura meramente estética. A aparente crise ideológica, segundo ele, é oportunidade para a transformação.
A entrevista completa você confere na edição de setembro da revista, que sai próximo dia 24.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!