Arquitetura

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 homenageia águas do país

HAUS
14/11/2018 16:30
Thumbnail

Foto: divulgação

As águas brasileiras de rios e mangues serão as protagonistas do projeto que representará o país na próxima Exposição Universal, a Expo Dubai 2020. O Pavilhão do Brasil terá uma praça d’água com volume suspenso e uma estrutura feita em aço e tecido na cor branca que delimita seus entornos. O projeto é assinado pelos arquitetos José Paulo Gouvêa, Marta Moreira, Martin Benavidez e Milton Braga, de São Paulo.
“[A estrutura] forma um arcabouço capaz de receber projeções, criando uma atmosfera imersiva de imagens, sons, aromas e temperatura viáveis, por sobre um ondulante e raso caminho d’água que se quer também frequentável. Um lugar de animação e interação, com um inusitado caráter cênico”, afirmam os idealizadores do projeto.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A água foi o tema central definido pelos arquitetos pois, segundo eles, este é o elemento-chave para o desenvolvimento sustentável do país e do planeta. Por isso, o mote poético da parte do projeto dedicada às exposições é o próprio Rio Negro, “através da decomposição das folhas da floresta [da Amazônia]” e da sua água escura. Além disso, o pavilhão terá projeções abstratas de imagens de vegetações, nascentes, quedas d’água, entre outros. Confira aqui o projeto completo.
Segundo a comissão julgadora, “o ‘discreto volume suspenso treliçado que avança sobre a praça líquida’ garante que a presença desse pavilhão se contraponha ao ambiente competitivo característico das feiras, [exaltando] o silêncio como resposta”.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A seleção do projeto vencedor foi realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e anunciada nesta segunda (12). A Expo Dubai acontecerá na capital dos Emirados Árabes Unidos de 20 de outubro de 2020 a 10 abril de 2021.

Tema

“O tema da exposição será “Connecting Minds, Creating the Future” (‘Conectando Mentes, Criando o Futuro, em tradução livre). Cada pavilhão vai integrar um dos três pilares que compõem o tema: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Brasil se enquadra no último deles e, segundo a Apex, deve “reafirmar a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira”.
A diversidade do país estará representada no mote “Together for Diversity” (“Juntos pela Diversidade”, em tradução livre), que se divide entre natureza, pessoas e o amanhã (“Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow”). No concurso, o projeto deveria trazer no conceito a diversidade do país na fauna e flora e a pluralidade étnica, criativa e cultural, “além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade”, como afirmou o documento da Apex.
Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, a última edição da Exposição Universal, foi projetado pelos arquitetos Arthur Casas e Marko Brajovic Foto: Fernando Guerra/FG+SG / Reprodução
Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, a última edição da Exposição Universal, foi projetado pelos arquitetos Arthur Casas e Marko Brajovic Foto: Fernando Guerra/FG+SG / Reprodução

Exposições Universais

As Exposições Universais acontecem a cada cinco anos e têm como principal atração os pavilhões étnicos de cada país, que concentram atividades culturais, gastronomia, seminários e eventos. Na última exposição, a Expo Milão 2015, o Pavilhão do Brasil foi assinado pelo arquiteto Arthur Casas em parceria com o croata radicado no Brasil Marko Brajovic.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!