Arquitetura

Pedra (quase) bruta

Luan Galani, especial para a Gazeta do Povo
28/02/2013 03:12
Thumbnail

Sala de estar e de jantar, projetada pela arquiteta Margit Soares, com piso de mármore branco Pigues

Não é de hoje que as rochas são usadas na decoração e na construção civil. Basta lembrar dos blocos de alabastro (uma pedra ornamental antiga) presentes em algumas pirâmides do Egito e dos templos e monumentos em mármore que dominaram o mundo grego durante sua expansão pelo Mediterrâneo e pelo Mar Negro.
“As rochas ornamentais nunca perderam seu espaço na decoração. Hoje, especialmente por causa da impermeabilização industrial das pedras e de uma gama grande de tipos e cores, as rochas ganharam uma aplicabilidade maior, podendo ser usadas em quase todos os ambientes”, afirma o diretor-executivo da Michelangelo Mármo­res e Granitos, Giovani Araldi.
Ainda que mármores e granitos figurem entre a maioria dos projetos de construção e decoração, arquitetos e consumidores estão com os olhos voltados para uma novidade: a quartzstone. “A principal vantagem dela é a cor. Por ser uma pedra artificial composta por 95% de quartzo natural e o restante por pigmentos, muitas tonalidades podem ser atingidas, permitindo uma maior liberdade criativa aos projetos de decoração”, explica o gerente da Especialle Ambientes Planejados, Yuri Moreira. “E outras qualidades da quartzstone fazem-na despontar como uma opção bem adequada para tampos, balcões e cozinhas: ela é bastante dura, altamente resistente a manchas e riscos, tem ação antibacteriana e não absorve água”, lembra o diretor da NPK Mármores, Eduar Merhy Neto.
Serviço
Michelangelo Mármores e Granitos, Rua Professora Annette Macedo, 54, (41) 3021-6000. NPK Mármores, Rua Major Fabriciano do Rego Barros, 990, (41) 3377-2601. Especialle Ambientes Planejados, Avenida Iguaçu, 3.868, (41) 3071-0008.

Ambientes

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!